Documentário sobre Método Wolbachia será lançado nesta terça-feira, em Petrolina (PE)

Foto: Divulgação/Ascom PMP


Será lançado nesta terça-feira (11), o documentário "Método Wolbachia: do Laboratório para o Campo". Essa é uma iniciativa do World Mosquito Program (WMP), programa de combate a arboviroses nascido na Austrália e hoje presente em diversos países, incluindo o Brasil. O lançamento está previsto para as 17h, no auditório do Transforma Petrolina, localizado no Parque Municipal Josepha Coelho.

Petrolina foi a primeira cidade do Nordeste a contar com uma Biofábrica do Método Wolbachia. O programa teve sua Fase 1 já concluída em sete bairros do município (Antônio Cassimiro, Cosme e Damião, Dom Avelar, Jardim São Paulo, João de Deus, São Gonçalo, Novo Tempo e Pedra Linda) onde foram instalados os dispositivos de liberação dos Wolbitos, que são os mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia. Esse microorganismo presente no mosquito inibe o vírus da dengue, zika e Chikungunya. O método consiste em estimular a reprodução dos Wolbitos com os mosquitos locais para gerar uma nova população de Aedes sem o vírus.

“No documentário ‘Método Wolbachia: do Laboratório para o Campo’, atores sociais, lideranças locais, profissionais da saúde e da educação de Petrolina dão seus depoimentos sobre a implementação do método na cidade. Além disso, apresentamos na obra a importância da parceria firmada com o Transforma Petrolina e a CDL no processo de engajamento das comunidades locais”, explicou a gerente de Projetos do Método Wolbachia em Petrolina, Érica Canavitsas.

O lançamento deste documentário contará com a presença de um dos criadores do Método Wolbachia, líder WMP Brasil e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luciano Moreira, além da secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque e diversas autoridades de Petrolina.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários