Oficina do Artesão Mestre Quincas mantém viva cultura nordestina em Petrolina (PE)

Fotos: Ayrton Latapiat


Conhecida em Petrolina por ser referência na exposição das tradições nordestinas, abrigando artesãos que produzem, expõem e comercializam, peças que valorizam a cultura local, a Oficina do Artesão Mestre Quincas é passagem obrigatória para turistas e petrolinenses que desejam conhecer o espaço e adquirir produtos. Cheios de estilo, os artigos e esculturas esculpidas em barro, cerâmica, fibra, madeira e pedra, além da variedade de peças com bordados, couro, fuxicos e rendas, traduzem com muita criatividade, encanto e habilidade, às histórias e costumes do município.

Confeccionadas pelas mãos hábeis de 33 artesãos, os produtos enchem os olhos dos cerca de 600 visitantes que vão mensalmente ao local, pelas cores, beleza, riqueza de detalhes e por seu caráter artesanal e exclusivo. A enfermeira Vilma Santana, que é do Rio de Janeiro, ficou maravilhada com a beleza das peças produzidas pelos artistas. “Foi um prazer me deparar com a história do Nordeste e de Petrolina transmitidas nas inúmeras artes desses talentosos artesãos”, disse Vilma.

Djanira Soares produz, expõe e comercializa na Oficina do Artesão há quase 28 anos. A artista demonstra seu talento nas bolsas e roupas de retalhos e na produção manual de diademas, bonecas, chaveirinhos e panos de prato decorativos. “Fico muito feliz por fazer parte da Oficina do Artesão e por manter viva a tradição e a cultura do artesanato nordestino, num espaço tão qualificado. A Oficina funciona como uma vitrine para mostrarmos tudo que produzimos com excelente qualidade e acabamento de primeira”, colocou Djanira.

O secretário Executivo de Cultura, Cássio Lucena, destaca a importância da Oficina do Artesão para Petrolina e revela que o local é um dos poucos espaços do Nordeste onde é possível ver os artistas fabricando ao vivo as peças.“É um espaço que nos dá orgulho e enche nossos corações de felicidade, pelo que representa para a nossa cidade. A Oficina diz muito sobre nós e prestigia a nossa arte. O local nos revela a história do nordestino, a potencialidade da cultura petrolinense e o encanto das mãos dos artistas que criam, com toda alegria e criatividade, o artesanato. É uma experiência única para quem conhece o espaço, porque o visitante ver a criação do produto in loco, esse é um grande diferencial”, explicou Cássio.

Visitação

A Oficina do Artesão está localizada na Avenida Cardoso de Sá, s/n, Vila Eduardo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h.

Essas informações são da Ascom - Prefeitura Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários