Operação da PF cumpre mandados em Petrolina (PE) e Fortaleza contra fraudes previdenciárias e crime de lavagem de dinheiro

Operação da PF cumpre mandados em Petrolina e Fortaleza contra fraudes previdenciárias e crime de lavagem de dinheiro — Foto: Divulgação / Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) e a Força-tarefa Previdenciária em Pernambuco deflagraram na manhã desta quarta-feira (8) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias e crime de lavagem de dinheiro. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em Petrolina, no Sertão pernambucano, e em Fortaleza, no Ceará.

De acordo com PF, os mandados foram expedidos pela pela 24º Vara Federal em Caruaru, no Agreste pernambucano, que também determinou o bloqueio cautelar de contas utilizadas pela organização criminosa.

As investigações começaram em 2019, quando, segundo a PF, foi feito um levantamento de outros 12 benefícios usados no esquema fraudulento, apresentando documentos com fotos que seriam do mesmo falsário e identificando, ainda, outros envolvidos nas fraudes, dentre eles um foragido.

A PF informou que o esquema criminoso se utilizava de transferências de benefícios para localidades diversas dos endereços de residência dos respectivos titulares com mudança de órgão pagador para contas também abertas mediante fraude da Caixa Econômica Federal.

Na sequência, os benefícios eram desbloqueados para empréstimos e efetuadas solicitações de valores significativos, consignados nos mesmos. A organização criminosa teria se apropriado indevidamente de, ao menos, 25 benefícios e obteve mediante fraude aproximadamente R$ 1 milhão.

Batizada de Multi, a operação faz alusão às múltiplas identidades assumidas pelos envolvidos ao se passarem pelos reais titulares dos benefícios fraudados. Além disso, valendo-se da ocultação de valores em contas diversas para a prática de lavagem de dinheiro.

Postar um comentário

0 Comentários