Bolsonaro e Zelensky falam sobre retomada das exportações de grãos

Reprodução / SBT News


A conversa por telefone entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta 2ª feira (18.jul), teve como um dos temas a retomada do comércio de grãos, segundo o governo ucraniano.

Em mensagem no Twitter, Zelensky afirmou ter atualizado o presidente brasileiro sobre o conflito com a Rússia, além de ter discutido sobre a importância de retomar as exportações de grãos, paradas desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. Na primeira conversa de ambos desde a invasão, Zelensky afirmou ter pedido a Bolsonaro para se juntar "às sanções contra o agressor (Rússia)"

"Isso não pode vazar, é segredo de Estado, assim como a minha conversa com o (presidente russo, Vladimir) Putin, que levou três horas, falamos muita coisa", comentou Bolsonaro, que também adiantou que estaria acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e um intérprete durante a ligação.

"Eu não sei o que ele vai falar comigo, o Zelensky, né? Mas eu pretendo falar para ele o que que eu acho, né? E se perguntar para mim alguma coisa, onde podemos colaborar, eu vou dar a minha opinião, já que só vou dar se ele pedir", disse Bolsonaro referindo-se à ofensiva russa na Ucrânia.

Na última semana, o presidente declarou saber de uma solução para acabar com a guerra. Ele disse que apenas diria o cenário para Zelensky, mas adiantou que o plano é parecido com a vitória do Reino Unido sobre a Argentina durante disputa pelas Ilhas Maldivas em 1982.

Postar um comentário

0 Comentários