Lira usou avião da FAB para ir à convenção de Bolsonaro

Reprodução/SBT News


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), utilizou um avião da Força Aérea Brasileira para participar da convenção do Partido Liberal (PL), no último domingo (24.jul), no Rio de Janeiro. Lira alegou viajar a serviço, mesmo sem nenhum compromisso oficial publicado em sua agenda nos dias de traslado.

Antes de chegar ao Maracanãzinho -- local da reunião partidária que oficializou a candidatura de Bolsonaro à reeleição --, Lira partiu de Maceió, em Alagoas, em direção à Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 3 acompanhantes. No dia do evento, partiu da capital mineira em direção ao Rio de Janeiro com o mesmo número de passageiros.

A chegada do deputado no aeroporto do Galeão foi registrada às 9h25 da manhã de domingo, Bolsonaro começou a discursar no ginásio por volta de 12h -- Lira já estava no local. A transmissão do evento foi encerrada por volta de 14h, duas horas antes da partida do presidente da Câmara, às 16h35.

Após a convenção do PL, Lira voltou a Maceió para uma curta estadia de dois dias. O único voo com a FAB motivado pela segurança da autoridade foi realizado no dia 26 de julho, quando o presidente da Câmara retornou ao Distrito Federal partindo da capital alagoana. Desta vez, com 7 acompanhantes.

Para qualquer autoridade do governo viajar em aeronave do Comando da Aeronáutica, é necessário comprovar uma emergência médica, motivo de segurança, viagem a serviço -- por meio de registro em agenda oficial da atividade da qual a autoridade solicitante participa.

Segundo a assessoria de imprensa do Comando da Aeronáutica, os dados são publicados no site após um dia útil da execução do voo, conforme o que foi declarado pelo solicitante. A utilização das aeronaves pelo presidente da Câmara foi publicada pela FAB nesta 4ª feira (27.jul), três dias após a realização da convenção partidária.

A assessoria de Arthur Lira disse que não é costume publicar agendas oficiais do presidente da Câmara dos Deputados durante o fim de semana. Sobre a lista de passageiros que acompanharam Lira, a assessoria de imprensa da Casa informou que esse tipo de informação só pode ser disponibilizada via Lei de Acesso à Informação.

Postar um comentário

0 Comentários