Programa de governo: candidata Marília Arraes (Solidariedade)

Marília Arraes, candidata do Solidariedade ao governo de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo


A coligação Pernambuco na Veia, dos partidos Solidariedade, Avante, PSD e Agir 36, registrou nesta terça (9), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plano de governo de Marília Arraes (Solidariedade) e a candidatura dela ao governo de Pernambuco. O plano de governo é um documento que tem 12 páginas e foi intitulado "Movimento Pernambuco na Veia".

O texto é iniciado com um resumo, lembrando episódios da história do estado, como a "Revolução Pernambucana de 1817".

O material cita, ainda, a resistência de Miguel Arraes, avô de Marília, na ditadura militar (1964-1985), rejeitando renunciar ao mandato como governador. Também tem críticas ao governo de Paulo Câmara (PSB).

O documento cita problemas como o aumento do desemprego e do número de pernambucanos abaixo da linha da pobreza, a alta taxa de homicídios, o índice de analfabetismo de 12% entre a população com mais de 15 anos, "praticamente o dobro da média nacional" e outras situações, como hospitais com problema de infraestrutura, rodovias ruins e déficit habitacional.

No plano de governo, a candidatura também afirma que Pernambuco é um dos estados que "menos realiza investimentos" e que "falta de um tudo".

Cita, ainda, a dificuldade de quem mora no interior para ter atendimento médico e que grande parte dos serviços públicos de saúde fica no Grande Recife.

São apontados sete eixos de trabalho a serem postos em prática, caso Marília Arraes seja eleita 
(confira aqui a íntegra do plano de governo):

. Implementar o novo Chapéu de Palha;

.
Atualizar o Movimento de Cultura Popular e levar para escolas;

.
Melhorar a gestão da água com Programa Água para Todos;

.
Recuperar a rede de hospitais públicos com o Programa Restaurar;

Combater a violência e a criminalidade;
Dar atenção e incentivo ao turismo;
Garantir igualdade de gênero, raça e diversidade de crença.

Confira, abaixo, o que diz cada ponto:

1 - Implementar o novo Chapéu de Palha

"A partir de janeiro de 2023, Pernambuco vai ver nascer o Novo Chapéu de Palha: um programa amplo, moderno, humano e tecnológico, para cuidar de nossa gente, na cidade e no campo.

É com ele que vamos gerar renda e emprego, combater a pobreza, garantir crédito, capacitação e assistência.

Vamos incentivar e apoiar a economia criativa, os empreendedores, as micros e pequenas empresas, desenvolver e valorizar a agricultura familiar e desburocratizar o ambiente de negócios.

É por causa da burocracia que a corrupção prospera. Pernambuco vai ser tecnologia na veia!"

2 - Melhor a gestão da água com Programa Água para Todos

"Nossas raízes culturais voltarão a dialogar com o Brasil e o mundo. Resgataremos e atualizaremos os princípios do Movimento de Cultura Popular (MCP), tratando a educação e a cultura popular como agentes transformadores que são! Levaremos a Cultura para as escolas.

Vamos investir no fim do analfabetismo, na educação profissionalizante, na ampliação e qualificação da rede de ensino integral com compartilhamento digital.

Vamos fazer da Universidade de Pernambuco uma nova referência acessível, popular e integrada e aberta a toda a sociedade.

Inspirados no que Lula já fez no Brasil, vamos ter um programa que vai acelerar e alavancar o crescimento de Pernambuco e o desenvolvimento das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam.

Através dele, retomaremos os investimentos em infraestrutura, energia, comunicações, tecnologia e o que mais for preciso".

3 - Melhor a gestão da água com Programa Água para Todos

"Com o Programa Água para Todos, vamos melhorar a gestão da água, reduzindo o desperdício, investindo em barragens, adutoras e poços, e terminando todas as obras que estão paradas há muito tempo.

As estradas serão cuidadas de forma permanente, com planejamento, qualidade e inteligência. Para garantir moradia segura e digna traremos uma experiência que Lula já provou que dá certo.

Em parceria com os municípios, Pernambuco contará com, no mínimo, 1% da receita corrente líquida para a construção de habitações populares".

4 - Recuperar a rede de hospitais públicos com o Programa Restaurar

A Saúde terá prioridade, de verdade. Vamos expandir os serviços de saúde no interior do estado e melhorar a qualidade dos já existentes. Fortaleceremos o SUS, através da descentralização dos atendimentos e da interiorização da rede de hospitais e das Upas Especialidades.

Com o Programa Restaurar, vamos recuperar toda a rede de hospitais públicos e concluir os que foram prometidos e nunca construídos. O Brasil já conheceu o Mais Médicos, que mudou a vida de milhões de pessoas.

Aqui teremos o Mais Médicos Pernambuco, levando os profissionais para o interior. Faremos um governo com a responsabilidade das mulheres.

5 - Ter um projeto focado na atenção integral à mulher

"Com um projeto focado na atenção integral à mulher, as pernambucanas terão acesso a serviços de saúde integral, inclusive de saúde mental, nutrição, capacitação profissional, apoio, orientação social e muito mais.

As mães, que hoje sofrem muito para dar à luz aos seus filhos, muitas vezes tendo que passar horas e até dias sofrendo uma verdadeira humilhação e risco de vida, contarão com centros de parto natural, com segurança, conforto e respeito! Para as que precisarem de centros hospitalares, haverá um sistema de regulação eficiente".

6 - Combater a violência e a criminalidade

"Pernambuco vai combater a violência e a criminalidade com eficiência, firmeza, inteligência e integração.

As Polícias e seus efetivos serão valorizados, equipados e terão treinamento permanente. O crime será combatido como deve ser, com estruturas físicas modernas, tecnologia de ponta para investigação, perícia e montagem de estratégias".

7 - Dar atenção e incentivo ao turismo

"Nosso litoral belíssimo, nossas cidades históricas, nossas matas, nossas serras, nossa gastronomia, nossa arte, nossa cultura, nossa história e tantos atrativos, voltarão a ter a atenção necessária.

O Turismo trará de volta empregos, incentivos, oportunidades e o sorriso de milhares de visitantes de dentro e fora do Brasil. E tudo isso vai acontecer com respeito ao meio ambiente.

Nossa terra, nossos biomas e tudo o que neles existem serão cuidados, recuperados e permanentemente protegidos".

8 - Garantir igualdade de gênero, raça e diversidade de crença

"Nosso estado será de todas as cores, de todas as pessoas. Igualdade de gênero, raça, direito à diversidade de pensamento e crença, serão tratados como garantias constitucionais, conquistas do estado brasileiro.

Para governar Pernambuco nos inspiramos no que há de melhor em nossa história. E foi revisitando essas fontes e, ao mesmo tempo, dando passos largos rumo ao futuro, que estamos trabalhando para construir um projeto avançado e eficiente".

Postar um comentário

0 Comentários