"Dados os milhões sem precedentes de estrangeiros ilegais de Biden que estão invadindo nosso país, é apenas de bom senso que, quando eu for reeleito, iniciaremos, e não temos escolha, a maior operação de deportação da história norte-americana. Nós precisaremos fazer isso", disse Trump.
Um dia antes, no sábado (16.dez), o ex-presidente já havia comentado sobre o assunto, dizendo que os imigrantes que chegam aos Estados Unidos "envenenam o sangue do país". O comentário atraiu uma forte repreensão, uma vez que o termo foi usado por Hitler no manifesto Mein Kampf, no qual criticava a imigração e a mistura de raças.
A Casa Branca divulgou um comunicado criticando as declarações de Trump. "Ecoar a retórica grotesca de fascistas e supremacistas brancos violentos e ameaçar oprimir aqueles que discordam do governo são ataques perigosos à dignidade e aos direitos de todos os americanos, à nossa democracia e à segurança pública. É o oposto de tudo o que defendemos como americanos."
As declarações de Trump sobre imigração acontecem num momento em que os Estados Unidos presenciam uma crise migratória, influenciada, sobretudo, pela suspensão das medidas sanitárias de covid-19. Em Nova York, por exemplo, as autoridades distribuíram panfletos em inglês e espanhol alertando que não há mais espaço na cidade.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.