Segundo o Banco Central, a maioria dos beneficiários (63,38%) possui uma faixa de até R$ 10 para resgatar. Os valores entre R$ 10,01 e R$ 100 correspondem a 25,21% dos correntistas, enquanto as quantias entre R$ 100,01 e R$ 1 mil representam 9,69% dos clientes. Apenas 1,71% dos contemplados têm direito a receber mais de R$ 1 mil.
Até o momento, o sistema Valores a Receber devolveu R$ 5,55 bilhões aos brasileiros. Entre os que já retiraram as quantias, 16.504.231 são pessoas físicas e 875.276 são pessoas jurídicas. O maior valor retirado foi registrado em março do ano passado, logo na reabertura do sistema, quando R$ 505 milhões foram resgatados.
Veja o passo a passo de como realizar a consulta no sistema Valores a Receber:Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
Use o CPF ou CNPJ para consultar se há valores a receber;
No caso de herdeiros ou representantes legais, informe a data de nascimento do falecido;
Caso haja valores a receber, guarde a data informada pelo sistema;
Se ainda não tiver o cadastro no site Gov.br, é possível fazer o registro no site ou aplicativo. Para solicitar os recursos, será preciso um cadastro nível prata ou ouro;
Acesse novamente o site na data informada e use o login Gov.br para acessar o sistema, saber o valor disponível e solicitar a transferência.
Os pagamentos serão transferidos, preferencialmente, via Pix. Caso o cliente faça o pedido de resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida pelo cidadão entrará em contato para realizar a transferência.
Não caia em golpes
Em meio à retomada do sistema, o Banco Central alerta para tentativas de golpes. Segundo a agência, os consumidores devem ignorar mensagens recebidas pelo WhatsApp e, principalmente, evitar clicar em links enviados por números desconhecidos. Confira outros cuidados:Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos;
Nunca forneça senhas. Ninguém está autorizado a fazer tal solicitação;
O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais;
Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar o cidadão.
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