Moradores e produtores rurais interditaram a BR 235, no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. — Foto: Reprodução TVGR
Longas filas de veículo foram formadas durante o ato. Quem tentava furar o bloqueio tinha que voltar mediante vaias dos manifestantes, apenas ambulâncias e passageiros que comprovaram ir para tratamento de saúde foram liberados. Além das perdas financeiras com consertos dos veículos que constantemente quebram por conta dos buracos na pista, os manifestantes revelam o medo de sofrer acidentes.
“Além dos prejuízos financeiros têm as vidas que são perdidas com acidentes que tem aqui. E não é uma vez perdida, é toda semana, praticamente todos os dias, tem caminhão, carros com pneu estourado, acidente de moto. O que o povo tá fazendo hoje, aqui, é um grito, que todos estão dando unidos.”, relatou Aurélio Silva, empresário do agro há 25 anos no N-4.
Em junho de 2023, as responsabilidades de manutenção e conservação da rodovia tinham sido repassadas ao Governo Federal. Uma lei publicada no diário oficial do estado autorizou a transferência de parte da rodovia PE 647 para a união. Mas até outubro do ano passado, o DNIT ainda aguardava a finalização dos trâmites legais para esse trecho se tornasse parte da BR 235.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT informou que aguarda a conclusão dos trâmites visando a formalização da transferência pelo estado de Pernambuco de trecho da rodovia PE-647, situado entre o entroncamento da BR-407, Petrolina, até a divisa com o estado da Bahia. E ainda que, atualmente encontra-se em andamento a análise do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), apresentado pelo Governo do Estado de Pernambuco em continuidade ao processo de incorporação da rodovia no âmbito do Ministério dos Transportes. Assim que o trecho for assumido formalmente pelo DNIT, estão previstas ações de melhorias para o segmento.
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