Justiça do Trabalho lança campanha de combate ao assédio eleitoral no trabalho

 TRT-6


O assédio eleitoral acontece quando, no ambiente de trabalho, ocorre distinção, exclusão ou preferência por um trabalhador/a em razão de sua convicção ou opinião política, inclusive no processo de admissão. Pensando no combate a essa prática, a Justiça do Trabalho lançou a campanha “Seu voto, sua voz - Assédio eleitoral no trabalho é crime”, que promoverá ações de conscientização e medidas concretas de combate ao assédio eleitoral em todo o país, através dos tribunais do Trabalho, em parceria com a Justiça Eleitoral e os Ministérios Públicos do Trabalho e Eleitoral.

A legislação trabalhista assegura direitos e estabelece deveres e limites às condutas de empregadores/as e empregados/as. As relações de trabalho devem ser protegidas e, ao mesmo tempo, deve-se manter preservadas a democracia e a liberdade de escolha, essenciais para a lisura das eleições.

Seu voto é sua voz. Eleições justas começam com o respeito aos direitos de todas as pessoas. Assédio eleitoral no ambiente de trabalho é crime, denuncie: ligue 0800 644 3444.

Como identificar assédio eleitoral no ambiente de trabalho? Esteja alerta para os seguintes sinais:

Coleta de informação sobre seu voto;

Influência direta ou indireta para escolher uma candidatura;

Consequências negativas por suas preferências políticas;

Uso de recursos da empresa para campanhas;

Eventos ou comunicados políticos promovidos no trabalho


Coordenadora de Comunicação Social do TRT-6

Postar um comentário

0 Comentários