Foto: Petrolina News
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas intensas devem ser esperadas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia. O motivo para os temporais é o deslocamento da frente fria. A tendência é de que as instabilidades diminuam no decorrer do feriado.
Além da chuva, a frente fria que avança até a Bahia durante o período vai fazer as temperaturas caírem, por causa do ar frio de origem polar sobre o Brasil. A região Sul será a mais atingida pelas baixas temperaturas, com possibilidade de geada no domingo e na segunda-feira, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
"Na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar vai refrescar, pois a presença do ar polar diminui a sensação de abafamento", informa a Climatempo. As chuvas já são previstas para começar nesta quinta-feira (17), com maior intensidade em MG e ES, segundo o Inmet.
Confira a previsão por região:
Região Sul
Na região Sul do Brasil, o feriado começa com pancadas de chuva nos três estados, com risco de maior intensidade no oeste e norte/noroeste do Paraná, na região do Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina. Hpa chance de geada na serra do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As temperaturas devem cair, com amanhecer frio, tarde amena, predomínio de sol ao longo do dia e maior sensação de frio à noite.
Região Sudeste
O tempo deve começar muito instável no feriado, principalmente a partir de sábado (19), quando a frente fria começa a se deslocar para a região Sudeste do país. No mesmo dia, há risco de chuva forte em todos os quatro estados. Não há previsão de madrugadas geladas, mas as tardes devem ficar amenas com a presença do sol.
Região Nordeste
O estado de atenção para chuva estará, principalmente, no litoral da Bahia. A partir do sábado, (19), as pancadas de chuva serão frequentes também no centro-norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco. O sol deve predominar em Sergipe, Alagoas, no sertão de Pernambuco, no sul do Piauí e no norte da Bahia durante o feriadão.
Região Centro-Oeste
A maior parte do período será com sol, temperaturas relativamente altas, sem calor exagerado, e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Em Mato Grosso do Sul, na sexta e no sábado deve ter aumento do risco de chuvas fortes. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal devem sentir os efeitos da frente fria e chuvas somente no sábado.
Região Norte
Há risco de pancadas de chuva moderada a forte em todos os estados durante o feriado, que deve aumentar principalmente durante o final dele. Mas, os temporais ocorrem intercalados com períodos de sol à tarde e à noite.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.