Brasil ingressará em ação na Corte Internacional de Justiça que acusa Israel de genocídio em Gaza


Palestinos se reúnem para receber suprimentos em meio à fome em Beit Lahia, norte da Faixa de Gaza | 20/07/2025/Reuters/Dawoud Abu Alkas


O Brasil ingressará formalmente em ação na Corte Internacional de Justiça, da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual a África do Sul acusa Israel de genocídio na Faixa de Gaza, disse uma fonte diplomática brasileira nesta quarta-feira (23).

A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada pela Reuters.

A África do Sul move uma ação na Corte Internacional de Justiça alegando que Israel violou suas obrigações sob a Convenção do Genocídio de 1948 na retaliação ao grupo palestino Hamas em Gaza.

Situação humanitária

A situação em Gaza tem se agravado. Mais de 100 grupos de ajuda humanitária e de direitos humanos pediram que governos tomem medidas contra a fome que se espalha em Gaza.

Em comunicado publicado nesta quarta (23), entidades também exigiram um cessar-fogo imediato e permanente entre Israel e Hamas, além da suspensão de todas as restrições ao fluxo de ajuda humanitária na região.

As forças israelenses mataram quase 60.000 palestinos em ataques aéreos, bombardeios e tiroteios desde o lançamento do ataque a Gaza em resposta aos ataques a Israel pelo grupo Hamas que mataram 1.200 pessoas e capturaram 251 reféns em outubro de 2023.

Pela primeira vez desde o início da guerra, autoridades palestinas dizem que dezenas também estão morrendo de fome.


Postar um comentário

0 Comentários