Santo Antônio quer trégua

Confira lendas do santo casamenteiro, além de algumas simpatias e superstições mais gentis para o dia 13



Santo Antônio cansou de ser chantageado para fazer com que casais se conheçam, sem nunca terem lhe perguntado se estava bem, sentia a falta do bebê sequestrado ou qual era sua história. Solidários a sua causa e às vésperas do aniversário de sua morte, neste sábado (13), o FolhaPE conta quem era este homem do século 13 e, de quebra, sugere algumas outras simpatias para não dizer que não há esperança para sair da solidão ou resolver outros problemas. Acompanhe:
O homem
Batizado com o nome de Fernando, Santo Antônio foi um Doutor da Igreja que nasceu já no final do século 12 e morreu aos 39 anos. Dedicou-se ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja. Ao conhecer missionários franciscanos que partiriam para o Marrocos para encontrar o martírio, abandonou os cônegos agostinianos e se tornou franciscano também. Para Santo Antônio, a oração é uma “relação de amor” e se compõe de quatro atitudes indispensáveis que, no latim, definem-se como: obsecratio, oratio, postulatio, gratiarum actio. Poderiam ser traduzidas como “abrir-se com confiança”, “conversar afetuosamente com Deus”, “apresentar as próprias necessidades” e “ter gratidão”.
A lenda do santo casamenteiro
Existem alguns mitos a respeito de sua fama de casamenteiro. Em um deles, o santo teria feito algum milagre em favor das mulheres, por exemplo, quando fez um recém-nascido falar para defender a mãe acusada injustamente de infidelidade pelo pai.
Uma segunda versão seria de que uma senhora, no desespero da miséria a que fora reduzida, decidiu que iria prostituir a filha. A jovem, no entanto, não aceitou. Como a mãe continuou a ins, a moça resolveu recorrer à ajuda de Santo Antônio. Rezava com grande confiança e muitas lágrimas diante da imagem quando, das mãos do Santo, caiu um bilhete que foi parar nas mãos da moça. Estava endereçado a um comerciante da cidade e dizia: "Senhor N..., queira obsequiar esta jovem que lhe entrega este bilhete com tantas moedas de prata quanto o peso do mesmo papel. Deus o guarde! Assinado: Antônio".
A jovem correu com o bilhete na mão à loja do comerciante. Este achou graça. Mas, vendo a atitude modesta da moça, colocou o bilhete num dos pratos da balança e no outro deixou cair uma moedinha de prata. O bilhete pesava mais. Intrigado e sem entender o que se passava, o comerciante foi colocando mais uma moeda e outras mais, só conseguindo equilibrar os pratos da balança quando as moedas chegaram a somar 400 escudos. O episódio tornou-se logo conhecido e a moça começou a ser procurada por muitos rapazes propondo-lhe casamento, o que não tardou a acontecer.
Bebê Jesus
    Quanto à criança carregada por Santo Antônio, estima-se a familiaridade afetuosa do religioso com a palavra cristã, representada pelo menino Jesus. O bebê é geralmente visto em três tipos de representação: em cima do livro (como a pregação do livro encarnada), em seu colo ou sendo apresentado ao franciscano.
    Reprodução
    Outras simpatias:
    A bananeira
    Na noite de São João, de 23 para 24, enfie uma faca nova em uma bananeira. No dia seguinte, bem cedo, ao retirar a faca, nela você vai encontrar escrito o nome do futuro amor.
    Magia no papel
    Na noite de São João, corte papéis em pedaços pequenos e escreva neles os nomes de vários pretendentes. Em seguida, enrole-os e coloque-os em uma bacia com água. O papel que desenrolar primeiro indicará o nome do futuro companheiro.
    Jovem ou velho?
    Na noite de São João, passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o sobre o telhado de sua casa. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde é sinal de casamento com jovem. Se estiver murcho, com pessoa velha.
    O poder do carvão II
    Depois de apagada a fogueira, reza a lenda que os carvões que restam têm poderes extraordinários. Por exemplo, andar com um pedaço deles no bolso traz felicidade e dinheiro o ano todo.
    Reconciliação
    Acenda duas velas, uma rosa e outra azul, amarradas com linha branca, e as ofereça à corrente dos Anjos da Reconciliação, pedindo-lhes que desfaçam os malentendidos e que tragam harmonia para a relação.
    Para descobrir quem é seu amor
    No dia de São Pedro, guarde um pouco da comida do almoço e do jantar. Antes de dormir, faça um prato com essa comida e deixe-o sobre a mesa, com os talheres, em uma toalha branca. À noite, você sonhará com aquele que será sua cara-metade.
    Para confortar o coração
    Jogue em uma bacia com água cravos, folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de São João tome um banho e jogue essa água no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. 
    fonte:folhape
     - Do FolhaPE -em 12/06/2015 18:27

    Postar um comentário

    0 Comentários