Irã promete reconstruir instalações nucleares atacadas por EUA e Israel




O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou neste domingo (2) que o país reconstruirá as instalações nucleares bombardeadas em junho por Estados Unidos e Israel "com maior robustez". A ofensiva militar, batizada de "Martelo da Meia-Noite", atingiu três instalações de enriquecimento de urânio: Fordow, Natanz e Isfahan.

"Destruir prédios e fábricas não será um problema para nós, vamos reconstruir e com ainda mais força", disse o presidente iraniano à mídia estatal.

Ainda segundo o mandatário, o país não busca armas nucleares. "Tudo isso visa resolver os problemas do povo, as doenças, a saúde das pessoas", disse Pezeshkian em referência às atividades nucleares do Irã.

Pezeshkian fez esses comentários durante uma visita à Organização de Energia Atômica do país, na qual se reuniu com altos executivos da indústria nuclear iraniana.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que ordenaria novos ataques contra as instalações nucleares do Irã caso Teerã tentasse reativar as operações nas instalações bombardeadas.

Em junho, os Estados Unidos lançaram ataques contra instalações nucleares iranianas que, segundo Washington, faziam parte de um programa voltado para o desenvolvimento de armas nucleares. Teerã afirma que seu programa nuclear tem fins puramente civis.




Postar um comentário

0 Comentários