De acordo com fontes do Exército israelense ouvidas pela agência Reuters, militares do Hamas atacaram tropas de Israel dentro do território palestino.
Até a última atualização desta reportagem, o governo israelense não havia explicado oficialmente o motivo para retomar os bombardeios.
O grupo Hamas negou a ofensiva e acusou Israel de violar a trégua em vigor. Além disso, anunciou que suspenderia a entrega do corpo de um refém morto em cativeiro. A devolução estava marcada para esta terça.
A devolução dos corpos se tornou um novo ponto de tensão. O Hamas alega precisar de mais tempo para localizar os restos mortais, enquanto Israel acusa o grupo de tentar adiar o cumprimento do acordo.
Em uma publicação nas redes sociais, o Exército israelense divulgou um vídeo que mostra supostamente membros do Hamas revirando escombros e manuseando corpos.
O impasse eleva ainda mais as tensões e ameaça o plano de paz mediado pelos Estados Unidos. Pelo acordo de cessar-fogo, firmado em 10 de outubro, o Hamas libertou todos os reféns vivos em troca de quase 2 mil prisioneiros palestinos, enquanto Israel suspendeu sua ofensiva e recuou suas tropas.
Segundo autoridades de saúde de Gaza, os ataques israelenses já deixaram mais de 68 mil mortos e milhares de desaparecidos. A guerra começou após combatentes do Hamas invadirem o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, matando 1.200 pessoas e levando 251 reféns para Gaza.


0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.