Construção de hospital vai ampliar assistência no Sertão


Estão bastante adiantados os trabalhos de construção da primeira etapa do hospital Dom Tomás, previsto para ser entregue até fevereiro do ano que vem. O objetivo da construção é ampliar a assistência aos pacientes com câncer do Vale do São Francisco. Com 6 mil metros quadrados de área construída, a primeira etapa vai funcionar com oito enfermarias, centro cirúrgico, UTI e implantação de uma unidade de radioterapia.
O novo hospital, que fica no Bairro Gercino Coelho, em Petrolina, vem completar o trabalho desenvolvido pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância – APAMI, entidade filantrópica, que através do Centro de Oncologia Dr. Muccini presta assistência a portadores de câncer de mais de 60 municípios, dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, realizando mensalmente mais de 1.300 quimioterapias.
De acordo com o presidente da APAMI e ex-prefeito de Petrolina Augusto Coelho, com a implantação da unidade de radioterapia, muitos dos pacientes não vão mais precisar buscar tratamento fora dos seus domicílios. “Além da excelência médica e de modernos equipamentos, a exemplo do acelerador linear, aparelho de braquiterapia e um tomógrafo especializado em diagnóstico oncológico, o paciente vai contar com um fator muito importante na sua recuperação, que é a proximidade dos familiares”, acrescentou Augusto Coelho.
As obras são custeadas com doações da população através do telemarketing, participação dos compradores do Vale da Sorte e parceria do Movimento de Combate ao Câncer (MCC). A APAMI também aguarda a liberação de emendas orçamentárias do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e dos deputados Adalberto Cavalcanti (PTB) e Gonzaga Patriota (PSB).  A obra completa do hospital Dom Tomás terá uma área construída de 11.280 metros quadrados com previsão de ficar pronta em cinco anos.
(Grande Rio FM)

Postar um comentário

0 Comentários