Salgueiro é o único município de Pernambuco aprovado em seleção do Ministério da Saúde

Projeto defendido pela Secretaria Municipal de Saúde foi contemplado com 50 mil reais para promover o protagonismo de 150 usuários dos serviços de atenção psicossocial e seus familiares, na gestão das políticas de saúde, em Salgueiro. 


Nos 180 anos de fundação de Salgueiro, para a Prefeitura, nada é mais importante do que cuidar do bem-estar da sua população. Os esforços da gestão municipal podem ser traduzidos em resultados concretos.
Exemplo disso, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Saúde, foi a única, em Pernambuco, contemplada na Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial estabelecida pelo Ministério da Saúde, em 2015, e que tem como finalidade promover o fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares e de importantes aspectos para o processo de reabilitação, entre eles, o trabalho, a cultura e a inclusão social da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS.
O município foi aprovado com o projeto 'Diálogos – Promovendo o Controle Social na Saúde Mental' e vai receber 50 mil Reais, beneficiando mais de 150 usuários.
A iniciativa vem apoiar financeiramente os projetos de reabilitação psicossocial por meio de ações de fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, com iniciativas de trabalho, cultura e inclusão social e tem como objetivo promover diálogos entre a gestão, os profissionais, a sociedade e os usuários com transtorno mental e seus familiares, além de promover o controle social nos pontos de atenção da RAPS, favorecendo a prática democrática e cidadã. Diálogos estes que beneficiam o empoderamento e ampliam as possibilidades de usuários e familiares de exercerem o protagonismo no cuidado rumo à geração de alternativas concretas de vida.
De acordo com o secretário de Saúde, Emanoel Leite, a importância está em fortalecer a RAPS no município efetivando o controle social. Ele explicou que um dos resultados do projeto é a criação de um Núcleo Gestor de Saúde Mental formado ativamente por trabalhadores, usuários e familiares e a realização de oficinas para todos esses públicos. “Nas discussões das questões de saúde mental no município, é fundamental levar em consideração esses “olhares” na forma como são conduzidas as ações e atividades de saúde mental, em especial do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS”.

Ascom/Salgueiro

Postar um comentário

0 Comentários