Irã reage a Trump e diz que ataque ao líder supremo significará “guerra total”

Donald Trump e Ali Khamenei | Divulgação



O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, advertiu no domingo (18) que qualquer ataque ao líder supremo Ali Khamenei seria considerado uma declaração de “guerra total” contra a nação iraniana. A afirmação ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar em entrevista que está na hora do Irã procurar uma nova liderança.

“Qualquer ataque ao nosso grande líder será equivalente a uma guerra total contra a nação iraniana”, escreveu Pezeshkian na rede social X, em meio ao aumento das tensões de Washington e Teerã.

O presidente iraniano também responsabilizou Washington pelos problemas econômicos do país. Segundo ele, a “hostilidade de longa data” e as “sanções desumanas” impostas pelos Estados Unidos e seus aliados são os principais fatores das dificuldades enfrentadas pelo povo iraniano.

Também no domingo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, afirmou que são os Estados Unidos que interferem nos assuntos do Irã e que devem ser responsabilizados pela escalada das tensões com Teerã.

A onda de manifestações que tomou o país e resultou em mais de 5 mil mortos, segundo uma fonte do governo à agência de notícias Reuters, arrefeceu nos últimos dias. No sábado (17), o regime restabeleceu o serviço de mensagens SMS no país, mas o acesso à internet continua suspenso.



Ajude a manter o "Petrolina News" ativo, faça sua doação / Help keep "PetrolinaNews.com.br" active, make your donation


Postar um comentário

0 Comentários