Conselheiros Tutelares em final de mandato recebem agradecimento e certificação de Honra ao Mérito da Escola de Conselhos de Pernambuco.



Com informações de Charles Sá. Dos quase mil Conselheiros Tutelares do Estado de Pernambuco, cerca de 50 deles se dirigiram na última sexta feira, 08, até a Cidade de Caruaru – PE, com a finalidade de serem recepcionados no CDL - Clube de Diretores Lojistas, onde receberiam homenagens e certificados de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao órgão defensor da política voltada para a infância e a adolescência. O evento, que foi uma iniciativa da Escola de Conselhos de Pernambuco, contou com a presença do Professor e Instrutor, Humberto Miranda, sendo cercado de muita emoção, quando crianças e adolescentes integrantes do CONVIVA, realizaram apresentações culturais, se iniciando com a música “Pra Não Dizer Que Não Falei da Flores” do compositor Geraldo Vandré. Nesse momento, os “pequeninos,” queriam através da música, das flautas e dos instrumentos de percussão, agradecer a todos os Conselheiros Tutelares homenageados, pelo muito que realizaram em suas cidades, em busca da melhoria na vida dos jovens. Muita emoção e choro foi o que seguiu após a apresentação multicultural.
            Dos muito conselheiros que foram homenageados, a maior parte deles foi da Região Metropolitana (Geraldo Nóbrega, Gerailson, Iran), Agreste (Leide, Abelânia, Help, Pryscilla, Gil, Nazaré, Diego de Vera), Matas Sul (Claudemir) e Norte (Francisco José). Do Sertão de Pernambuco, apenas as presenças dos Conselheiros Charles Sá de Belém do São Francisco – PE, único do órgão presente, e Eliel de Petrolândia – PE.




          O CONVIVA é um Centro de Educação Popular Comunidade Viva, sediado em Caruaru – PE, Agreste do Estado, sendo uma instituição que realiza atividades sócio educativas, que deveriam ser copiada por todos os municípios que almejam oferecer uma chance para as crianças e adolescentes, com foco na prevenção e recuperação da juventude em condições precárias de formação. As iniciativas do programa têm surtido muitos efeitos no sentido de bem cuidar e orientar a garotada. Pelos esforços empreendidos nos últimos anos, em 2011, o CONVIVA, recebeu a visita do cônsul do Japão, Tadayoshi Mochizuki em sua sede, tendo ele entendido e acolhido por inteiro, um pedido de amparo financeiro, cuja verba foi utilizada para ampliar a oferta de vagas para acolher mais crianças.



            ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCOInaugurada em 2008, a Escola de Conselhos de Pernambuco emprega esses três elementos na formação dos atores que atuam na defesa, no controle e na promoção dos direitos da criança e do adolescente. É resultado da ação de diversos parceiros e tem o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos/ Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Conta com a importante parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que, por meio da Fundação Apolônio Salles, é responsável pela execução do projeto, além do desenvolvimento dos cursos e da divulgação das publicações, sendo pioneira, quando ofereceu à primeira especialização para conselheiros de direitos e tutelares do país, cuja aula inaugural, contou com a participação da Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que considerou a iniciativa, como exemplo no reforço às políticas públicas para infância no Brasil. Em 2012, quando atingiu a marca de formação de aproximadamente cinco mil atores que promovem a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a Escola de Conselhos de Pernambuco foi incorporada como política pública efetiva de formação continuada, sendo elevada à condição de programa. Todas as atividades são coordenadas por um Grupo Gestor, formado por representantes do CEDCA-PE, UFRPE, do Governo do Estado de Pernambuco, do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Associação Estadual dos Conselheiros Tutelares.

Postar um comentário

0 Comentários