Após morte de filha por câncer, mãe cria casa de apoio em Petrolina, PE


Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma mãe que perdeu a filha para o câncer de mama resolveu transformar a dor da família em solidariedade. A dona de casa, Paulina Tenório, criou recentemente a casa de apoio Cleriane Tenório, que leva nome da filha. O abrigo vai acolher pessoas de outras cidades que estejam em tratamento contra o câncer. Por isso, estão sendo arrecadadas roupas de cama, móveis e eletrodomésticos para a instituição.
Cleriane Tenório Galindo, tinha 37 anos, três filhos adolescentes e havia acabado de se casar e foi companheira de uma vida para a mãe Paulina. “É muito difícil, é uma saudade muito grande, é um vazio e nada preenche. Além de ser minha filha, ela era minha amiga, minha conselheira. O pai dela tinha falecido há pouco tempo e ela que ficou a frente me dando apoio, ela que me ajudava e resolvia tudo comigo. E por isso que é mais difícil ainda”, relata.
Casa de Apoio vai funcionar com ajuda de voluntários em Petrolina (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)Casa de Apoio vai funcionar com ajuda de
voluntários em Petrolina
(Foto: Reprodução / TV Grande Rio)
Apesar de ter hábitos saudáveis e raramente adoecer, quando Cleriane completou 36 anos sentiu um caroço em um dos seios, e no resultado dos primeiros exames veio o diagnóstico: câncer de mama. O tratamento durou pouco mais de um ano.
Marili Chalegre Tenório era tia de Cleriane e acompanhou o tratamento da sobrinha. “Ela fez quimioterapia, cirurgia e a radioterapia. Ela tinha febre todos os dias, o câncer está generalizando”.
Uma das voluntárias, Vera Lúcia Teixeira, fala do trabalho da casa. “Nosso intuito é trazer as pessoas para cá e receber o doente, porque o tratamento de câncer é longo e quem vai fazer uma quimioterapia e vem de longe geralmente não pode voltar no dia seguinte e nem na semana seguinte”, argumenta.
O trabalho da casa de apoio Cleriane Tenório ainda está no começo. Mas, a família já conta com o apoio do grupo de ação social da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Por enquanto, eles contam com duas camas, uma geladeira e uma mesa. Contudo, para que a casa funcione é necessário, principalmente, de mais móveis e utensílios domésticos. Assim, a instituição está aceitando doações.
A casa fica na Rua Marcos Freire, no bairro Alto da Boa Vista. Outras informações, basta ligar para o telefone (87) 3864 1408.      (Do G1 Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários