É possível ficar mais inteligente?

A prática de exercícios físicos aumenta os níveis de proteína conhecida como Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, na sigla em inglês), que promove o crescimento e a formação de neurônios


(Noticias ao Minuto)

Muitos são os treinamentos que prometem exercitar o cérebro e evitar perdas cognitivas, mas cientificamente pouca coisa é comprovada. Em um artigo para o New York Times, o psiquiatra Richard Friedman relembrou uma experiência promovida pela BBC e pela Universidade de Cambridge, com 11.430 pessoas. Separados por grupo, durante seis semanas eles tiveram de fazer vários cálculos, provas de atenção e jogos de memória. Isso antes e depois de passar por um teste de inteligência. Lamentavelmente a conclusão do estudo não foi animadora, já que quem muito fez palavras cruzadas, só ganhou mais habilidades de fazer...palavras cruzadas.
Mesmo assim, uma esperança surgiu. Para os sexagenários, tais práticas geraram melhora na habilidade de argumentar verbalmente, o que, em teoria, comprova que a execução destes tipos de atividades podem retardar os efeitos da idade no cérebro. Entre os jovens, a Universidade de Stanford realizou outra experiência e comprovou que, nos que acreditam ter uma inteligência maleável, demonstraram maior motivação e melhor desemprenho nos estudos, do que os que acham que a inteligência é imutável.
Segundo a revista Época, a ginástica mental pode não ser inteiramente comprovada, mas a atividade física estimula as funções cognitivas. Praticar exercícios físicos aumenta os níveis de proteína conhecida como Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, na sigla em inglês). Este promove o crescimento e a formação de neurônios.
Podemos nos questionar então, será que drogas estimulantes (como a Ritalina) fortalecem a inteligência? Os conhecimentos científicos dizem que esses medicamentos melhoram a memória de longo prazo, entretanto o convívio entre as pessoas é um dos fatores mais evidentes para inibir o declínio cognitivo. Redes sociais ricas auxiliam na boa forma cerebral. (Noticias ao Minuto)

Postar um comentário

0 Comentários