No Dia Mundial da Saúde Oral, saiba mais sobre as cáries

Divulgação

De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, “quando os alimentos que contêm hidratos de carbono, como os doces, bolos, chocolates, são ingeridos, as bactérias cariogénicas vão decompô-los e originar ácidos que provocam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes e consequentemente o aparecimento de lesões de cárie.
Esta acção é particularmente mais eficaz quando estes alimentos são ingeridos muito frequentemente fora das refeições ou à noite antes de deitar”, uma vez que a lavagem dos dentes não é comum nesses momentos.
Contudo, embora a cárie seja uma doença comum e generalizada, é facilmente evitável: “a escovagem dentária com pastas fluoretadas são a forma mais eficaz e económica de prevenir a cárie dentária”.
Efetuar uma higiene oral diária correta, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta fluoretada após as refeições, não esquecer a escovagem noturna (a mais importante) e não comer depois de lavar os dentes à noite, passar o fio dentário pelo menos uma vez por dia (especialmente à noite).
Também ingerir refeições nutritivas e equilibradas, não petiscar, evitar o açúcar, mascar chicletes sem açúcar depois de comer e visitar o médico dentista com regularidade são alguns dos cuidados aconselhados pela Ordem dos Médicos Dentistas.   (Noticias ao Minuto)

Postar um comentário

0 Comentários