Limão, o alimento que virou remédio

Não viva sem ele: consumido em jejum, ele pode ser um santo protetor da saúde

Não mais que de repente, o limão saiu da categoria de fruto corriqueiro, subestimado aos sucos caseiros e ao tempero da salada, subindo ao pódio dos alimentos que operam verdadeiros milagres na saúde da gente. A bem da verdade, são benefícios comprovados. Essa escalada no “rol da fama” tem a ver com a popularização de uma informação que não procede: que emagrece.

Não é bem assim. Segundo a nutricionista Débora Wagner, o limão tem propriedades positivas para as dietas de emagrecimento. “Aliado a elas, potencializa a ação metabólica por ser um estimulante do fígado. O ácido cítrico faz com que os ciclos enzimáticos, desde a amilase, na boca, até a eliminação de toxinas, funcionem adequadamente”, esclarece.

Isso significa que se as atividades ligadas à digestão estão funcionando normalmente, a absorção de nutrientes é perfeita, o metabolismo fica mais ativo. “Dessa forma, ele  absorve as calorias dos alimentos co­mo fontes de energia e não de acúmulo, e isso favorece o emagrecimento”, finaliza Débora.

Outra ação preciosa do limão é o seu potencial de regular o PH do estômago. Jamille Coelho, acupunturista e fitoterapeuta, via de regra prescreve o uso de limão para, entre outras coisas, aquecer o fogo digestivo. Alinhada com a cultura indígena e flertando com os princípios da medicina chinesa, Jamille diz que o estômago é um dos principais órgãos a se beneficiar com sua ação. “Ele neutraliza a acidez excessiva”, confirma a especialista.

Ambas apontam uma outra propriedade fundamental do limão: ele desintoxica o fígado, preservando os processos digestórios íntegros. Jamille costuma consumir espremido em um co­po com água, ainda em je­jum, e garante que essa roti­na ajuda e muito na digestão ao longo do dia. Débora prefere usar o sumo de dois limões puros por dia, bebe um em jejum e o outro em algum momento do dia. Recomenda ainda que se misture à água mor­na a quem não consegue tolerar o azedo. “Em jejum, age mais efetivamente no intestino delgado, limpa suas paredes, otimizando a serotonina”, complementa a nutricionista.

As profissionais ainda elencam melhoria da imunidade. “Eu tenho mais vitalidade”, complementa Jamille. Elas concordam também que não há nenhuma restrição ao uso do limão. Que apenas quem apresenta desconforto severo ou alergia deve evitar. Ele também é conhecido por prevenir câncer.
Folhape.

Postar um comentário

0 Comentários