
A Prefeitura de Petrolina incentiva a coleta seletiva de lixo e precisa da colaboração do morador. A quantidade de material a ser reaproveitada pode aumentar com a participação e o engajamento de todos. O objetivo é que se atinja 20% do material contido no resíduo domiciliar.
A Secretaria de Infraestrutura responsável por esse serviço na cidade alerta para a necessidade da ampliação do montante a ser coletado para que seja evitado o aterramento desses materiais, para isso o material deve ser separado ainda na fonte geradora para que tenha melhor qualidade e se tornem fontes de matéria-prima para fabricação de novos produtos e sirvam como fonte de renda para catadores de materiais recicláveis.
Segundo o prefeito Julio Lossio o trabalho de coleta seletiva visa à destinação adequada dos resíduos gerados em Petrolina, priorizando o seu reaproveitamento e reduzindo a quantidade de resíduos aterrados.
O material da coleta seletiva é destinado, exclusivamente, para as associações cadastradas em Petrolina: Organização Não Governamental Ecovale do São Francisco, as Cooperativas Renascer e Coomarca. O programa conta ainda com o importante apoio da AMMA ( Agência Municipal do Meio Ambiente). A ampliação da coleta seletiva deve ser gradativa e em conjunto com o surgimento de mais associações de catadores.
Atualmente a coleta seletiva atende os bairros Vila Eduardo, Areia Branca, Centro, Jardim Amazonas; além das Avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio,Integração e Sete de Setembro; empresas e comércio dos Núcleos 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10 e 11 do Projeto Senador Nilo Coelho e Nova Descoberta; cerca de 300 empresas, 40 instituições de ensino, unidades de saúde e 90 condomínios.
De acordo com a Secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, a população deve colaborar atendendo o cronograma elaborado pelo município.
Cronograma
· Vila Eduardo – Terça – feira – Manhã
· Jardim Amazonas – Sábado – Manhã
· Areia Branca – Segunda e quinta – feira – Manhã
· Av. Sete de Setembro – Segunda à sexta – feira – manha e Tarde
· Av. Monsenhor Ângelo Sampaio – Segunda à sábado – manhã e tarde
· Centro – Segunda a sábado – Noite
· Integração – segunda à sábado – manhã e tarde
. Núcleos 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10 e 11 do Projeto Senador Nilo Coelho e Nova Descoberta – são atendidos de acordo com a demanda.
A coleta seletiva depende da participação da comunidade que deve separar o lixo orgânico (restos de comida, papel higiênico, fraldas descartáveis, etc.) do lixo seco (papel, papelão, garrafa PET, latas, vidros, ferragens, etc.). Também pode separar o óleo de fritura que deve ser armazenado em garrafa PET, pois também há destinação adequada.
Ascom PMP
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.