Como aumentar a confiança das crianças?

A confiança dos mais novos pode ficar abalada pelo estresse e pelo medo de que as coisas corram mal

Foto: Reprodução/Noticias ao Minuto

As crianças têm comportamentos diferentes, mas há um aspecto que são iguais: na confiança, ou melhor, na falta dela.

É muito fácil uma criança sentir-se menos confiante. Basta uma pequena bronca na escola, uma piada de um amigo, menos tempo de atenção por parte dos pais ou simplesmente a entrada na adolescência. Estes e outros fatores podem condicionar a confiança dos mais novos, mas os pais podem ajudar a evitar isso.
Como mostra o site Pop Sugar, há pequenos gestos e atitudes que os pais podem ter com e perante os filhos e que melhoram os seus níveis de confiança. Ora veja.
1 – Ajudar a criança a construir um vocabulário emocional. Seja por palavras ou por gestos, a criança deve ser estimulada a demonstrar os seus sentimentos. Somente quando terá consciência do que sente é que poderá sentir-se confiante.
2 – Celebrar as suas capacidades. O seu filho lê sem usar o dedo ou sem gaguejar? O seu filho constróis quebra-cabeças como ninguém? Adora e sabe tocar guitarra? Tudo é motivo para celebrar, especialmente quando em causa estão capacidades intelectuais e não físicas.
3 – Fazer atividades que a criança gosta. Nada deixa um filho mais feliz do que ter os pais lado a lado nas atividades que mais gosta.
4 – Arranjar-lhe uma tarefa. Quando o desânimo é tal e nenhuma das opções acima consegue aumentar a confiança da criança, os pais podem tentar arranjar-lhe uma tarefa nova e completamente inesperada. O objetivo é que a criança fique feliz por aprender algo novo e ganhe novas responsabilidades.
5 – Encorajar as suas caraterísticas mais únicas. Se o seu filho gosta de se fantasiar e correr pelo jardim, deixe-o fazer. Aqueles momentos mais únicos que protagonizam devem ser observados com agrado, isso irá ajudar a criança.  informações do Noticias ao Minuto.

Postar um comentário

0 Comentários