Velório da ex-deputada Isabel Cristina acontece na Câmara de Petrolina, PE

Velório aconteceu na Câmara de Vereadores (Foto: Amanda Franco/G1)

O corpo da ex-deputada Isabel Cristina chegou às 16h15 desta quarta-feira (22) à Câmara de Vereadores de Petrolina,  no Sertão pernambucano. Amigos, familiares e admiradores aguardavam para dar o último adeus. A ex-deputada morreu nesta manhã,  às 7h20, após sofrer duas paradas cardíacas em um hospital particular da cidade, onde estava internada desde o dia 10 deste mês.
O corpo da ex-deputada foi aplaudido na chegada à Câmara. A vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Cristina Costa, muito amiga da ex-deputada, ficou ao lado do caixão. "É um peso muito grande e eu não sei se suporto. Essa semana ela reagia e víamos o quanto Cristina era querida. É uma perda muito grande. Em conflitos ela me dava segurança e eu dava segurança a ela",  disse a vereadora do PT, que ficou muito abalada e precisou ser retirada do local.
Os familiares da ex-deputada também ficaram próximos ao corpo. A irmã da ex-deputada, Maria Aparecida dos Santos, mais conhecida como 'Nenega', afirmou que a família nunca está preparada para uma perda dessa. “Estamos abalados. Cristina sempre foi um exemplo de pessoa que nós tivemos. Como profissional, como irmã, sempre acolhedora, uma pessoa maravilhosa. Por mais que estivéssemos preparados, nos pegou de surpresa, não esperávamos. O estado dela tinha melhorado. Para a gente está sendo difícil aceitar, mas como eu sei que ela era uma pessoa forte e não queria que a família e outras pessoas sofressem”, disse Nenega.
O ex-vereador de Petrolina, Deilson Mororó, que foi colega da ex-deputada quando ela ainda cumpria o mandato na Câmara Municipal, também foi se despedir. “Cristina foi uma guerreira. Lutou muito pelo social e deixa muito para a sociedade. Isso deixa a gente sentido mesmo”, declarou.
Além de ex-parlamentar, Isabel Cristina também foi professora e era aposentada da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. A gestora da Gerência Regional da Educação, Anete Ferraz, lamentou a perda da colega. “Nosso coração está triste. Professora Cristina que foi deputada, mas que nunca perdeu o nome de professora pelo peso que ela carregava. Petrolina perdeu a ilustre cidadã e a gente perdeu a professora. A história dela fica viva”, disse Anete.
A ex-deputada tomou posse como deputada estadual em 2007 e foi a primeira sertaneja a ocupar vaga na Assembleia Legislativa. Há nove anos ela lutava contra o câncer de mama. Em 2010 foi novamente eleita, desta vez como suplente, e cumpriu mandato de forma intermitente em razão do tratamento. Além de presidir a Comissão de saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ela integrou a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
O sepultamento será nesta quinta-feira  (23), às 10h ,no Cemitério Campo das Flores,  no Centro da cidade. informações da Amanda Franco /G1 Petrolina.

VEJA TAMBÉM:        

Postar um comentário

0 Comentários