Chefe de cartório esclarece as regras para eleições municipais em Petrolina

(Reprodução)

Os partidos políticos estão autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) a realizar as convenções partidárias e definir os candidatos que vão disputar as eleições municipais deste ano. Com isso, o  chefe do cartório da 83ª zona eleitoral esclarece dúvidas sobre as regras eleitorais.
As eleições são municipais vão ser realizadas no dia 2 de outubro. A expectativa da justiça eleitoral em Petrolina é que entre 270 e 300 candidatos concorram. Por enquanto, todos são considerados pré-candidatos, situação que só vai mudar depois das convenções partidárias.
O chefe do Cartório da 83ª Zona Eleitoral, Marivaldo Mendes da Silva Filho, as convenções partidárias são reuniões em que os partidos oficializam os seus candidatos, o período vai do de 20 de julho a 5 de agosto. “Os partidos escolhem os nomes dos candidatos, os números que eles vão concorrer e os partidos vão se coligar e são formadas as chapas. E depois é feito o registro dos candidatos em Cartório Eleitoral, os documentos são protocolados e dá origem aos processos de candidatura”, explica.
Até o dia 15 de agosto, os candidatos precisam dar entrada no pedido de registro de candidatura junto à justiça eleitoral, que vai analisar uma documentação e pode ou não autorizar a candidatura. “Para ser candidato é preciso ter que ter alistamento eleitoral, título na circunscrição que ele está convocando, deve estar filiado a um partido político, precisa provar que se descompatibilizou se ocupava algum cargo e que não pode incidir em nenhuma causa de inelegibilidade”, ressalta Marivaldo.
De acordo com as novas regras eleitorais, desde agora até o dia 15 de agosto não é permitido pedir voto. A partir do dia 16, a campanha começa e segue até as 22h do dia 1º de outubro, véspera das eleições. São apenas 45 dias para o candidato convencer o eleitor de que merece o voto.
Já na televisão, a campanha começa no dia 26 de agosto com uma novidade, os candidatos a vereador não vão ter mais espaço no horário eleitoral gratuito, dedicado apenas aos candidatos a prefeito. Os programas de quem quer ocupar uma vaga na câmara municipal em 2017 vão ser distribuídos ao longo da programação. No rádio, a propaganda eleitoral também começa dia 29 e assim como na TV vai até o dia 29 de setembro. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários