Médico propõe controlar o diabetes com alimentação

Alimentação é uma importante aliada no controle e prevenção de doenças

Foto: Reprodução/Noticias ao Minuto


Segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em abril deste ano, mais de 16 milhões de brasileiros sofrem com diabetes e a doença mata aproximadamente 72 mil pessoas por ano no Brasil. Ainda neste documento, consta que o excesso de peso afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade 20,1% e a inatividade física 27,2.

Entre os principais fatores agravantes do sobrepeso e diabetes ao longo da última década, não só no Brasil, como mundialmente, são destacados aspectos relacionados principalmente ao estilo de vida. Sedentarismo, estresse e alimentação repleta de alimentos industrializados são considerados fatores responsáveis por intensificar ainda mais os danos à saúde. Além disso, atualmente quando se fala sobre o assunto, o que se verifica é um foco no tratamento medicamentoso e não em uma conscientização sobre hábitos que comprometem o tratamento, bem como sobre o aspecto mais importante, tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da doença: a alimentação.
Segundo o médico e criador do método "Diabetes Controlada", Dr. Patrick Rocha, o tratamento de pacientes com diabetes não se trata apenas de prescrever medicamentos, mas também de uma educação alimentar e buscar ações preventivas. "Muitos pacientes tem seus casos agravados por falta de informação, o que os leva a aumentar cada vez mais a dosagem das medicações e a sofrer de diversas complicações. Muitos podem até não saber, mas a diabetes está diretamente relacionada aos hábitos alimentares. Por isso é de suma importância ter uma alimentação adequada e alinhada com os estudos científicos atualizados e sempre atento ao alto índice glicêmico dos alimentos consumidos" destaca.
De acordo com Rocha, para o diabético o ideal é retirar tudo que houver trigo, focar nas gorduras saudáveis e proteínas de alto valor biológico (ovos, óleo de coco, carnes de animais que pastam, abacate, etc). Os carboidratos fibrosos, como as hortaliças em geral, também são importantes para a saúde segundo o médico. As omeletes recheadas de queijo, carne, brócolis e outros legumes são uma excelente opção por serem altamente nutritivas e dar a sensação de saciedade por muito mais horas.
Estudo divulgado na American Journal of Medicine, em 2013, já indicava que alimentos processados, frituras, doces e bebidas adoçadas vêm ocupando muito espaço na alimentação das pessoas e são os grandes responsáveis pelo sobrepeso, diabetes, bem como outras complicações, como problemas cardiovasculares, depressão, triglicerídios altos, entre outros.
Portanto, fique atento sempre a alimentação, pois ela é uma importante aliada no controle e prevenção de doenças. É possível realizar um controle eficaz da diabetes por meio de uma alimentação saudável e alinhada coma ciência (estudos de elevado nível de evidência científica das maiores universidades do mundo). Se todos passarem a utilizar essa informação como base, muito provavelmente a OMS nos dará boas notícias com porcentagens mais baixas nos próximos anos. informações do Noticias ao Minuto.

Postar um comentário

0 Comentários