Candidatos de Petrolina participam de debate na TV Grande Rio



Os candidatos à Prefeitura de Petrolina, Adalberto Cavalcanti (PTB), Edinaldo Lima (PMDB), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT), participam, nesta quinta-feira (29), do último debate antes do primeiro turno das eleições municipais.
O debate, realizado no prédio da TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo, será transmitido pela emissora logo após a novela 'Velho Chico'.

O encontro reúne os candidatos registrados para o pleito do dia 2 de outubro, que têm representação superior a nove parlamentares na Câmara Federal ou que tenham alcançado cinco ou mais pontos, dos votos totais, desconsiderando a margem de erro, na última pesquisa Ibope.
O debate de ideias e projetos deve durar cerca de 95 minutos. A discussão será dividida em quatro blocos – dois com tema determinado em sorteio e dois com tema de livre escolha dos políticos. No último bloco ainda acontecem as considerações finais dos candidatos. As perguntas serão feitas de candidato para candidato, apenas com a condução do apresentador, Paulo Renato Soares.
A ordem das indagações foi elaborada por um matemático, a fim de que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez por bloco.
Em todos os blocos cada candidato terá direito a fazer uma pergunta. No primeiro bloco, e apenas neste, cada candidato poderá fazer uma pergunta e todos os políticos terão que ser perguntados uma vez. Cada candidato terá que perguntar a quem ainda não foi perguntado. No segundo, terceiro e quarto bloco, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas.
Em todos os blocos, os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos, cabendo a cada um a faculdade de ocupar ou não o tempo disponível, não sendo o mesmo cumulativo para os outros blocos.
Bloco de tema determinado
O primeiro e o terceiro bloco do debate serão de tema determinado. Neles, a produção do programa escolhe 16 temas que estarão numa urna.  Cada tema será sorteado uma única vez..
É o mediador quem sorteia o político que faz a pergunta. O candidato sorteado escolhe a quem vai perguntar e tem 30 segundos para fazer a indagação. O candidato escolhido para responder terá 1 minuto e 15 segundos para a resposta. O político que perguntou terá um minuto para a réplica. E o que respondeu terá um minuto para a tréplica.
Bloco de tema livre
Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta é de livre escolha do candidato. O político sorteado escolhe a quem vai perguntar e terá 30 segundo para formular a pergunta. O candidato escolhido para responder terá 1 minuto e 15 segundos para a resposta. O político que perguntou tem um minuto para a réplica e o candidato que respondeu tem um minuto para a tréplica.
O quarto bloco será destinado, também, às considerações finais dos candidatos.
Direito de resposta
Se um candidato citar um adversário de modo ofensivo, o político ofendido pode solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar em silêncio o dedo. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta. A produção poderá conceder um minuto para que ele responda as ofensas.
Caberá ao mediador, auxiliado pela produção, conceder ou não, o direito de resposta. O direito de resposta se limita a ofensas no campo moral e não a avaliações negativas sobre propostas de governo ou desempenho administrativo.
Candidato ausente
Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio, com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria pergunta, seu lugar será mostrado com mais destaque e o apresentador lembrará que ele não compareceu ao debate. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários