Representantes dos Estado alegam crise e vão a Brasília negociar com o governo federal
(Reprodução/Noticias ao Minuto)
Governadores de vários Estados brasileiros vão a Brasília, nesta terça-feira (11), para apresentar ao governo federal uma proposta de mudanças no sistema previdenciário dos servidores. Para justificar a medida , eles alegam a crise nas unidades da federação.
Segundo informações do Extra, a principal sugestão é a criação de um fundo para o pagamento de aposentados e pensionistas, além de aumentar a contribuição de ativos e inativos de 11% para 14%.
O grupo de governadores está sendo auxiliado pelo economista Raul Velloso. Ele disse que outra proposta é fazer com que o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Defensoria Pública assumam o pagamento de seus aposentados e pensionistas.
Os gastos com inativos da Educação e da Saúde também seriam computados como despesas das áreas, que têm garantidos percentuais mínimos do orçamento, de acordo com a Constituição Federal.
Ainda de acordo com o Extra, outra proposta dos governadores é a captação de recursos para o fundo por meio da venda ou do aluguel de prédios públicos.
Para o governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, caso não haja mudanças na previdência, os estados não terão dinheiro para pagar aos aposentados. Atualmente, o Rio tem um déficit previdenciário que chegará à casa dos R$ 12 bilhões este ano. Segundo o governo, de 2007 a 2016, a folha cresceu mais de 200%.
"O modelo (da previdência) está errado. Se não for corrigido, vai quebrar por completo. A legislação é basicamente federal. Este é o momento de corrigir o sistema", afirmou. informações do Noticias ao Minuto.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.