Menino de 9 anos que ensina a mãe a ler ganha concurso da rede municipal de Petrolina (PE)



Festa de Aniversário’ crônica de Luiz Fernando Verissimo, um dos mais respeitados cronistas brasileiros, foi o texto que consagrou Klebson Barbosa o melhor aluno leitor da Rede Municipal de Petrolina.

A escolha ocorreu nesta sexta-feira (2), na final do Concurso ‘Ler Bem’, um projeto de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina. Ao total, mais de 60 escolas participaram do projeto com estudantes matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental I da rede pública municipal (público para o qual a competição é destinada).

Após seletivas, oito estudantes participaram da final da etapa local. Klebson Barbosa é aluno da Escola Luíza de Castro, no bairro João de Deus, em Petrolina, e contou com o apoio e orientação da diretora da unidade, Rosângela Amorim Torres.

A comissão julgadora do concurso foi formada por educadores, que atribuíram notas após avaliar o desempenho da leitura feita por cada candidato, seguindo critérios específicos da comunicação oral.

Emocionado com o resultado, Klebson agradeceu o prêmio e dedicou a sua mãe, Francisca Barbosa, que voltou a estudar graças ao incentivo do filho. “Ele é minha mão e meus pés. Meu filho é tudo pra mim, meu amigo, companheiro e professor. Estou muito orgulhosa dele. Voltei a estudar, pois ele me pediu e, hoje, ele me ensina a tarefa de casa”, contou Francisca que estuda na mesma escola do filho na modalidade de educação de Jovens e Adultos (EJA).



Maéve Melo, secretária de educação de Petrolina, parabenizou todos os concorrentes e ressaltou a importância do concurso como estratégia positiva de incentivo à leitura. “Todos são vencedores, Estou muito feliz com esse momento de celebração da leitura. Acredito que quando uma criança ler bem, as portas do mundo se abrem e estamos implantando uma política pública de educação para garantir uma cidade de leitores. A intenção é que já no II ano do Ensino Fundamental I, todas as crianças já estejam afiadas na leitura”, comentou.

Em agosto, Klebson vai representar Petrolina na etapa Regional, na cidade de Salgueiro e, caso saia vencedor, participará, em Recife, da etapa estadual. O concurso conta neste ano com a participação de 100 municípios de Pernambuco, e em Petrolina foi coordenado pela educadora Silva Regina, sob orientação da diretoria de Ensino.

Postar um comentário

0 Comentários