Entrega de aparelhos auditivos é marcada por emoção e resgate da autoestima de pacientes em Petrolina (PE)

(Fotos: Jonas Santos)


Antônio Pedro Souza sofria há quase sete anos com a perda gradual da audição. A condição do morador do João de Deus vinha se agravando ao ponto de praticamente não ouvir mais nada. Porém, Antônio Pedro descobriu no Centro Auditivo de Petrolina que seu caso poderia ser revertido e o paciente deixou para trás um incômodo que trazia angústia para ele e sua família.

Antônio Pedro foi uma das 62 pessoas contempladas, na manhã desta segunda-feira (05), pela Prefeitura de Petrolina com um aparelho auditivo numa solenidade marcada por emoção. A entrega dos equipamentos foi realizada pelo prefeito Miguel Coelho junto com a equipe da Secretaria de Saúde e do Centro Auditivo.

A ação faz parte de um programa permanente para ajudar a população com surdez total ou parcial na capital do São Francisco, que deve garantir o tratamento de mais de 700 pessoas até o final do ano. Segundo o prefeito, a iniciativa traz mais do que a recuperação de um sentido, proporciona a renovação da autoestima dos pacientes. “Estamos preocupados com grandes ações para a saúde como a ampliação das cirurgias, mutirões, mas esse tipo de medida mais simples é fundamental também. Uma pessoa que recupera a audição, tem de volta também a vida social, o convívio com as pessoas normalizado, e isso não se mede”, definiu Miguel Coelho.



Emocionado após receber do prefeito o aparelho auditivo novo, Antônio Pedro reforçou o aspecto social da iniciativa. “Minha esposa tinha que gritar dentro de casa. Eu já não escutava quase nada. Hoje eu recupero minha audição e essa é uma felicidade enorme”, disse o morador do João de Deus, que nos próximos meses receberá acompanhamento dos profissionais do Centro Auditivo para se habituar ao tratamento e restabelecimento da audição.

O programa municipal de tratamento de pessoas com surdez é gratuito. O serviço é oferecido no Centro Auditivo de Petrolina, na Rua Tobias Barreto - Centro. Os interessados devem marcar consulta, preferencialmente com um acompanhante, para verificar qual o tipo de tratamento é necessário. Para mais informações o telefone é(87) 3866-1683.

Postar um comentário

0 Comentários