No Dia Mundial da Água, grupo de voluntários retira 200kg de lixo do Rio São Francisco em Petrolina (PE)

(Foto: Reprodução)


Mais de 300 voluntários participaram de um mutirão para limpeza das margens do Rio São Francisco, em Petrolina, nesta quinta-feira (22). A ação comemora o Dia Mundial da Água e, segundo o coordenador geral do Programa Escola Verde (PEV), ligado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Ramos, em três horas de trabalho foram retirados mais de 30 sacos de vidro, plástico e sucata. Ao todo, as duas frentes de trabalho – de coleta na Orla 1 e mergulho no rio – retiraram cerca de 200 kg de lixo.

A mobilização bateu recorde de participantes e apoiadores, que, de acordo com a coordenação, recebeu ajuda logística de entidades como a Unimed, Joalina, Codevasf, além do Corpo de Bombeiros e prefeitura. O professor da Univasf explica que o mutirão foi formado por professores, moradores próximos à orla, pais e, principalmente, alunos de ensino Fundamental, Médio e Superior.

Durante a ação, os estudantes eram levados a refletir sobre descarte inadequado do lixo, assoreamento, crise hídrica, esgoto jogado no leito do rio sem tratamento e danos ambientais que geram problemas à saúde humana e mortandade dos animais. Enquanto os voluntários coletavam os resíduos, os bombeiros retiravam mais materiais impróprios do fundo do rio. “Assim como o número de participantes, também houve aumento na quantidade de lixo retirado do São Francisco”, conta Paulo Ramos.
Outro idealizador da mobilização, o coordenador de Pesquisa e Extensão do PEV, Celso Franca, inteirou ainda que durante o mutirão foram soltos no rio 5 mil alevinos doados pela Codevasf. Franca enfatizou o abraço simbólico que os 300 voluntários deram no Velho Chico e lembrou que a grande adesão dos alunos se deve às atividades diárias que o programa realiza nas escolas. "Quando eles souberam da limpeza em comemoração ao Dia Mundial da Água, imediatamente foram colaborativos. Eles estão em busca de um rio mais limpo e um meio ambiente mais saudável a todos, gente, plantas e animais”, conclui. As informações são do Jacó Viana.

Postar um comentário

0 Comentários