Comissão de Desenvolvimento da Região Nordeste pactua agenda de ações estratégicas



Iniciativas para modernização do setor agropecuário foram definidas na reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com presidentes das federações de Agricultura e Pecuária de oito estados nordestinos.

O encontro, realizado nesta terça-feira (17), no Recife, foi coordenado pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e da Comissão Nordeste da CNA, Pio Guerra. De acordo com o gestor, a produção agropecuária precisa de mecanismos que garantam a produtividade na região, após perdas significativas decorrentes de seis anos consecutivos de seca.

Na ocasião, os representantes da classe produtora definiram uma agenda de trabalho estratégica. Entre os temas da Comissão, estão as ações previstas em dois acordos de Cooperação Técnica. O primeiro tratado é com o Banco do Nordeste da Brasil (BNB). A parceria visa facilitar as operações de renegociação de débitos e subsidiar novas fontes de crédito para o produtor rural.

O outro acordo, é uma ação conjunta entre a CNA e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para garantir orientação aos produtores sobre as práticas de controle biológico da cochonilha do carmim (praga que ataca os palmais), mecanização da colheita da palma forrageira e o registro de herbicidas para a cultura.

“Dessa forma, vamos viabilizar os instrumentos necessários à segurança alimentar do rebanho e, consequentemente, melhorar a produtividade e renda do agropecuarista nordestino”, explicou o presidente da Federação da Agricultura da Bahia, Humberto Miranda, que participou do encontro.

O superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, adiantou que os acordos devem ser implantados até o fim do ano. Os resultados desse encontro serão apresentados na próxima reunião da Comissão, que acontecerá no dia (04) de julho, em Fortaleza.



Marina Lima: Assessora de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários