Fila de veículos próximo a posto de combustível no bairro Antônio Cassimiro. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)
Veja os principais reflexos da paralisação:
Educação
As aulas nas escolas, unidades do Nova Semente e creches de Petrolina estão suspensas nesta segunda, devido à crise de combustíveis, que interfere na locomoção de professores e alunos e também na falta de suprimento de gás de cozinha para a merenda escolar em algumas unidades.
A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), os campi da Universidade de Pernambuco (UPE) e os campi Petrolina e Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE) suspenderam as atividades acadêmicas e administritvas nesta segunda devido à dificuldade de locomoção.
Algumas escolas particulares da cidade também anunciaram suspensão das atividades. É recomendável entrar em contato diretamente com as instituições.
Em Ouricuri, as aulas na rede municipal foram suspensas. Apenas duas creches estão funcionando.
Transporte público
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), os ônibus estão sem reserva de óleo diesel e a cidade está com uma frota 50% menor que o normal. Os coletivos do Sistema MobiPetrolina permanecem funcionando no esquema de contingência nesta segunda-feira (28), até a regularização no abastecimento. O órgão reforça que os usuários utilizem o aplicativo CittaMobi para planejar melhor os seus percursos e minimizar os incômodos.
As barquinhas que realizam a travessia entre Petrolina e o município de Juazeiro, na Bahia, estão com funcionamento suspenso e só devem retornar após as 14h desta segunda.
Rodovias
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os seguintes pontos em Petrolina e região seguem bloqueados:
BR-407 (próximo à Estrada do Burrinho)
BR 428 (Distrito de Izacolândia)
BR-428 (Lagoa Grande)
BR-316 (Trindade, Ouricuri e Parnamirim)
Aeroporto
A Infraero informou que Petrolina saiu da lista das cidades sem combustível, e que o aeroporto da cidade está aberto e tem condições de receber pousos e decolagens.
Saúde
Segundo informações da Prefeitura Municipal de Petrolina:
As ambulâncias do SAMU seguem atendendo a população normalmente
Quanto às ambulâncias sociais, a prioridade é de transporte de pacientes oncológicos e doenças crônicas. Estão mantidos os transportes de pacientes de hemodiálise.
Os serviços do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) seguem suspensos
Segurança
A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil foram priorizadas e seguem com as atividades normalmente, segundo informações da Prefeitura. As atividades de fiscalização de trânsito e transporte também seguem sem alteração.
As viaturas da polícia militar seguem sendo abastecidas e funcionam normalmente.
Combustível
A maioria dos postos de Petrolina seguem sem combustível
Na manhã desta segunda (28), uma fila quilométrica se formou em um posto localizado no bairro Antônio Cassimiro, zona norte da cidade. A gasolina estava sendo vendida a R$ 4,99.
A assessoria do Governo do Estado informou que caminhões de combustível estão sendo enviados ao Sertão para abastecer os sistemas de segurança e saúde, que são prioridade.
Repartições públicas
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) tem o expediente e os prazos judiciais e administrativos suspenso pelo menos até esta quinta-feira (30). O atendimento à população será realizado em regime de plantão, das 13h às 17h, em polos localizado em Petrolina e Ouricuri.
No Ministério Público do Trabalho (MPT), no Tribunal Regional do Estado (TRE) e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), o funcionamento está suspenso.
No Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o atendimento ao público será feito em regime de plantão ministerial, das 13h às 17h. Os interessados devem procurar o promotor de justiça ou a promotoria da cidade.
Coleta de lixo
A previsão é de que o serviço siga normalmente até esta terça-feira (29), em Petrolina.
Obras
As obras que necessitam do apoio de máquinas, em Petrolina, estão suspensas, de acordo com informações da prefeitura. As informações são do G1 Petrolina.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.