Postos seguem sem combustível e outros serviços são suspensos em Petrolina no 8º dia de greve dos caminhoneiros

Fila de veículos próximo a posto de combustível no bairro Antônio Cassimiro. (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)


No 8º dia de greve, caminhoneiros seguem protestando em pelo menos 25 estados brasileiros, mesmo após o presidente Michel Temer anunciar redução de R$ 0,46 no litro do diesel por 60 dias. Em todo o país, serviços essenciais estão tendo que se adaptar à falta de combustível, que afetou principalmente a questão da locomoção. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, serviços referentes à educação, transporte, saúde, e outros, tiveram alterações.

Veja os principais reflexos da paralisação:

Educação

As aulas nas escolas, unidades do Nova Semente e creches de Petrolina estão suspensas nesta segunda, devido à crise de combustíveis, que interfere na locomoção de professores e alunos e também na falta de suprimento de gás de cozinha para a merenda escolar em algumas unidades.
A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), os campi da Universidade de Pernambuco (UPE) e os campi Petrolina e Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE) suspenderam as atividades acadêmicas e administritvas nesta segunda devido à dificuldade de locomoção.
Algumas escolas particulares da cidade também anunciaram suspensão das atividades. É recomendável entrar em contato diretamente com as instituições.
Em Ouricuri, as aulas na rede municipal foram suspensas. Apenas duas creches estão funcionando.

Transporte público

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco (Setranvasf), os ônibus estão sem reserva de óleo diesel e a cidade está com uma frota 50% menor que o normal. Os coletivos do Sistema MobiPetrolina permanecem funcionando no esquema de contingência nesta segunda-feira (28), até a regularização no abastecimento. O órgão reforça que os usuários utilizem o aplicativo CittaMobi para planejar melhor os seus percursos e minimizar os incômodos.
As barquinhas que realizam a travessia entre Petrolina e o município de Juazeiro, na Bahia, estão com funcionamento suspenso e só devem retornar após as 14h desta segunda.

Rodovias

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os seguintes pontos em Petrolina e região seguem bloqueados:

BR-407 (próximo à Estrada do Burrinho)
BR 428 (Distrito de Izacolândia)
BR-428 (Lagoa Grande)
BR-316 (Trindade, Ouricuri e Parnamirim)

Aeroporto

A Infraero informou que Petrolina saiu da lista das cidades sem combustível, e que o aeroporto da cidade está aberto e tem condições de receber pousos e decolagens.

Saúde

Segundo informações da Prefeitura Municipal de Petrolina:

As ambulâncias do SAMU seguem atendendo a população normalmente
Quanto às ambulâncias sociais, a prioridade é de transporte de pacientes oncológicos e doenças crônicas. Estão mantidos os transportes de pacientes de hemodiálise.
Os serviços do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) seguem suspensos

Segurança

A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil foram priorizadas e seguem com as atividades normalmente, segundo informações da Prefeitura. As atividades de fiscalização de trânsito e transporte também seguem sem alteração.
As viaturas da polícia militar seguem sendo abastecidas e funcionam normalmente.

Combustível

A maioria dos postos de Petrolina seguem sem combustível
Na manhã desta segunda (28), uma fila quilométrica se formou em um posto localizado no bairro Antônio Cassimiro, zona norte da cidade. A gasolina estava sendo vendida a R$ 4,99.

A assessoria do Governo do Estado informou que caminhões de combustível estão sendo enviados ao Sertão para abastecer os sistemas de segurança e saúde, que são prioridade.

Repartições públicas

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) tem o expediente e os prazos judiciais e administrativos suspenso pelo menos até esta quinta-feira (30). O atendimento à população será realizado em regime de plantão, das 13h às 17h, em polos localizado em Petrolina e Ouricuri.
No Ministério Público do Trabalho (MPT), no Tribunal Regional do Estado (TRE) e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), o funcionamento está suspenso.
No Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o atendimento ao público será feito em regime de plantão ministerial, das 13h às 17h. Os interessados devem procurar o promotor de justiça ou a promotoria da cidade.

Coleta de lixo

A previsão é de que o serviço siga normalmente até esta terça-feira (29), em Petrolina.

Obras

As obras que necessitam do apoio de máquinas, em Petrolina, estão suspensas, de acordo com informações da prefeitura. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários