Famílias são retiradas de Vila Produtiva após vazamento de dique da transposição do Rio São Francisco

Acessos ao dique de Negreiros são interditados (Foto: Paulo Ricardo Sobral/ TV Grande Rio )

Cerca de 35 famílias da Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique de Negreiros, do Projeto de transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foram retiradas às pressas de suas casas na quinta-feira (17) pela defesa civil de Pernambuco. Segundo o Ministério da Integração, a remoção das famílias aconteceu após um vazamento da represa. Em menos de uma semana esse é o segundo problema no Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.

Os dois acessos ao dique de Negreiros foram interditados. Em nota, o Ministério da Integração confirmou que houve a necessidade de uma ação preventiva no dique em Salgueiro, para assegurar a proteção da comunidade. Também informou que as 35 famílias estão sendo levadas para pousadas no município, até que sejam feitas todas as avaliações.  Veja vídeo d
o sábado (11).

No sábado (11) um dos canais se rompeu causando um grande desperdício de água. A Polícia Federal está investigando o caso e trabalha com a suspeita de uma ação criminosa. O trecho faz parte da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto da Transposição. O acionamento foi feito há apenas 15 dias, com a presença do presidente Michel Temer. A previsão era de que as águas do Rio São Francisco chegassem até os municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte até setembro. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários