Eficiência em Educação: Petrolina é destaque nacional pela qualidade do ensino básico

Foto: Jonas Santos / Arquivo PMP



O que já vinha sendo notado pelos petrolinense ganhou reconhecimento nacional: Petrolina (PE) está entre os 18 municípios de Pernambuco a conquistar o ‘Selo de Eficiência’ pelo seu desempenho na Gestão Municipal de Educação. O trabalho, sob a coordenação técnica da Universidade de Brasília, resultou no Atlas da Eficiência da Gestão Municipal da Educação 2018, o qual aponta que Petrolina faz parte dos 10% de municípios que alcançaram resultado positivo em termos de gestão educacional na etapa da educação básica.

Na análise desenvolvida por uma empresa especializada em estudos na área de eficiência em gestão pública, foram observados critérios como: valor investido por alunos; taxa de aprovação no Ensino Fundamental; proficiência; quantidade de profissionais que atendem as crianças, entre outros requisitos. Dados de 2017 apontam que em Petrolina, somente 0,2% dos alunos matriculados no ensino fundamental abandonaram as salas de aula.

O Atlas da Eficiência foi elaborado comparando o desempenho dos municípios dentro de cada estado a partir dos dados disponibilizados pelo Censo Escolar (INEP 2017). Os municípios eficientes são aprovados com o Selo Efi 10.001 (Eficiência na Gestão Pública) e para os outros municípios, que não alcançaram a eficiência, o Atlas permite verificar os ajustes necessários para obtê-la, tanto com relação à redução dos insumos utilizados, quanto o aumento da produção.
Investimento em Educação

A Prefeitura de Petrolina está desenvolvendo uma série de ações voltadas à melhoria do ensino da Rede Municipal. Exemplo disso é a realização de concursos e seleções simplificadas para contratação de profissionais qualificados para atuarem nas escolas da Rede; Centro Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Programa Nova Semente. Além de uma série de obras nas escolas e creches do município.

Postar um comentário

0 Comentários