Crianças enfrentam insegurança em trajeto de carroça para chegar até escola na zona rural de Remanso (BA)

Crianças viajam em carroça para ir até escola — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Em uma comunidade da zona rural de Remanso, no norte da Bahia, crianças percorrem cerca de 4 km de carroça ou a pé, debaixo de sol forte, para estudar.

A Escola Municipal São Lucas, no povoado de São Bento, é o destino desses alunos que viajam por mais de uma hora. A estudante Maria Eduarda relata a dificuldade que é chegar na instituição.

Estou muito ansiosa para ir para a escola, mas é muito difícil, disse.

Ela vive com outras nove pessoas em uma casa no povoado, que é o ponto de encontro das outras crianças que vão para a escola.

De lá, sai o transporte escolar delas, uma carroça puxada por um burro. São 4 km de estrada de chão enfrentando a poeira, o sol forte do sertão baiano e a falta de segurança.

A dona de casa Maísa Lopes é quem leva as crianças na carroça. A viagem dura cerca de 1h10.

Todo dia eu levo eles e é bem difícil transportar nesse animal porque o sol é muito quente, disse a dona de casa.

Segundo a professora Maria Lúcia Gomes, os atrasos dos alunos são constantes.

Eles sempre chegaram atrasados. É muito longe e bem difícil para eles. Eles vêm de animais e às vezes não conseguem encontrar animais e vêm a pé. Tem uns que já chegam tão cansados, disse a professora.

Em Remanso, o vereador Arivaldo Ribeiro recebeu um abaixo-assinado dos moradores de São Bento e levou a denúncia ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

As mães daquelas crianças já passaram por aquilo, e a mesma situação que é de hoje é do tempo delas também. Não pode mais acontecer isso. E não é falta de recurso, o dinheiro vem, disse Arivaldo.
Em nota, o Ministério Público informou que notificou a prefeitura de Remanso sobre o caso. O MP disse ainda que vai fazer diligências e que, se forem constatadas irregularidades e elas não forem resolvidas, vai entrar com uma ação judicial contra a administração municipal.

Em nota, após polêmica sobre a situação ter viralizado nas redes sociais, a secretaria de Educação da cidade informou que está apurando a situação das crianças de São Bento. As informações são do G1 BA/Patrícia Laís, TV São Francisco.

Postar um comentário

0 Comentários