Há 13 anos, 'Frevuca' leva frevo e animação ao carnaval de Petrolina (PE)

Sivuca criou a Frevuca em 2006 em Petrolina — Foto: Domingos Sávio Ventura Brandão/ Arquivo pessoal

Assim como o Recife tem a Frevioca, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, conta há 13 anos com a Frevuca. Domingos Sávio Ventura Brandão, o Sivuca, foi quem criou o ônibus adaptado em 2006, para levar as orquestras de frevo às ruas do município. Segundo o carnavalesco, a missão era também promover a revitalização da folia de momo na cidade. Depois do grande sucesso na época, a Frevuca virou um dos símbolos do carnaval petrolinense.

Sivuca conta que tudo começou de uma brincadeira. “Eu já tinha visto a Frevioca no Recife. A minha ideia era colocar uma orquestra em um trenzinho, mas a ideia evoluiu. Comprei o ônibus e adaptei, eu fiz isso em um período rápido, porque seria a grande novidade do carnaval do ano de 2006”.
A escolha do nome ‘Frevuca’ foi uma junção do nome ‘Frevo’ com o nome do idealizador, o Sivuca. A estreia aconteceu em 2006 tornou-se o acontecimento do Carnaval de Petrolina daquela época. “Eu criei o evento “Frevuca na Rua do Grude”. Coloquei 16 músicos da Orquestra de Frevo Os Petrolinas tocando. A intenção era revitalizar o Carnaval de Petrolina. E foi uma apoteose naquele carnaval, percorremos as ruas mais antigas e a praça da 21 de Setembro”, relembrou.

Segundo o Sivuca, o Carnaval de Petrolina deslanchou após a criação da Frevuca. “A passarela gigante na Avenida Souza Filho não existia mais, nem os tradicionais clubes não estavam promovendo eventos", explicou.

"O carnaval estava morto. Depois que a gente resolveu fazer a Frevuca, os blocos começaram a existir e o carnaval de Petrolina cresceu".

De lá para cá, foram muitos carnavais e a Frevuca passou a puxar os blocos carnavalescos de Petrolina e da região, animando os foliões. Em 2011, uma balsa levou a Frevuca para ilhas e comunidades ribeirinhas no carnaval. "Foi uma coisa estranha, a pessoa estava em casa e chegava uma balsa tocando frevo. Foi uma coisa bem interessante”, comentou.

A Frevuca começou a trabalhar em eventos particulares e ficou à margem do carnaval nos últimos seis anos. A retomada aconteceu no dia 22 de fevereiro, puxando o bloco ‘Sou Legal, sou Especial’ em Petrolina. O colorido e alegria da Frevuca deve estar presente também de sábado (02) a terça (04) no pólo oficial do Carnaval de Petrolina.

“Esse ano a gente está trabalhando com orquestra e vai fazer o carnaval de Petrolina e de Santa Maria da Boa Vista. Temos já dois ônibus. O primeiro é um carro rústico, antigo, que não permite viajar. O outro é um carro fechado e é onde a gente faz os eventos fora de Petrolina”, esclareceu.
Hoje já existem duas versões de ônibus da Frevuca e muito ainda pode estar por vir, segundo Sivuca. "O meu grande sonho é um ônibus mais caprichado, uma jardineira. E eu vou fazer se Deus quiser". As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários