Aparecimento de cobras no bairro Vale Dourado, em Petrolina, assusta moradores

Matagal no bairro Vale Dourado, em Petrolina. — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

Os moradores do bairro Vale Dourado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão assustados com o recorrente aparecimento de cobras no local. Neste mês, duas cobras foram encontradas em diferentes residências. A comunidade acredita que o fato pode estar relacionado com a presença do matagal, onde, segundo os moradores, a última limpeza ocorreu em maio de 2018.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Vale Dourado, Antônio Marques, o processo de limpeza da área já foi solicitado à prefeitura. O grupo também entrou em contato com uma construtora para realizar a limpeza dos espaços privados. “Estamos aguardando que a Secretaria de Infraestrutura, a própria imobiliária Porto Seguro, faça a limpeza desses terrenos para resolver essa situação”, disse.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que vai mandar, ainda essa semana, uma equipe de fiscalização, até os locais citados, para identificar e notificar os proprietários dos terrenos baldios. Eles terão um prazo para limpar e construir muros nos terrenos. Caso não atendam a notificação, os proprietários podem pagar multa.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controles de Zoonoses, a maneira correta de agir ao se deparar com essa situação é ligar para o CCZ ou para o Corpo de Bombeiros. Não é recomendado matar esses animais. “A gente não faz essa recomendação, principalmente porque os acidentes acontecem exatamente nesse momento, e também por ser um animal que tem sua importância ecológica, promove todo o controle dos roedores”, explica Graziela Correia.

Ainda de acordo com a coordenadora, há formas de evitar essas aparições indesejadas, como manter a casa livre de ratos, pois esses animais tendem a atrair as cobras por servirem de alimentação para elas. Outra forma de prevenção é vedar frestas nas portas e janelas, para impedir a passagem das cobras.

Outro motivo para o pedido urgente da limpeza do matagal pela comunidade, consiste na viabilidade que o local dá para ações de bandidos. “É muito comum no nosso bairro ter um morador assaltado, infelizmente o pessoal está invadindo a casa dos moradores no horário em que saem para trabalhar, levam os objetos pessoais, e provavelmente utilizam dos matagais para se esconderem”, relatou um morador.

Sobre a violência no bairro, a Polícia Militar de Pernambuco informou, através de nota, que o policiamento no bairro Vale Dourado é realizado por Guarnições Táticas. O comandante da área tomou conhecimento da demanda e reforçará as rondas com viaturas especializadas como o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). O 5°BPM se coloca à disposição para receber as solicitações e denúncias por parte da Sociedade Petrolinense, buscando soluções e realizando ações contra a criminalidade no município. As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários