HDM e UPAE lembram Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Nesta terça-feira (02) é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e a data tem como objetivo sensibilizar a população sobre esse transtorno de desenvolvimento do cérebro, que afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O marco foi criado em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e busca alertar a sociedade e governantes sobre a importância de se derrubar preconceitos e levar informações sobre a doença a um número maior de pessoas possível.

No Brasil, a data é celebrada com palestra, eventos públicos e ações. Então, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, não poderiam ficar de fora dessa, visto que possuem um compromisso de trabalhar também com a educação em saúde.
Sobre a doença

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os principais sintomas estão ligados a: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento. Também estão associados: maior ou menor limitação na comunicação seja linguagem verbal e/ou não verbal; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes da doença, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências do autismo, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida. (HDMIMIP).

Postar um comentário

0 Comentários