Slider[Style1]

Style10

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style2

Style6

Style5[ImagesOnly]

Foto: Alexandre Justino

Estudantes da área irrigada de Petrolina estão aprendendo de forma contextualizada que através da Educação Ambiental e da leitura, novos caminhos de ensino-aprendizagem são possíveis dentro e fora do espaço escolar. Durante uma semana, as equipes escolares das unidades de ensino Osório Leônidas de Siqueira, escolhida para ser sede das atividades; Neli Maria Santana e Terra da Liberdade, participaram de formações gratuitas de Arte, Cultura e Incentivo à Leitura.

Cerca de 25 profissionais de diversas áreas estão na cidade ministrando as seguintes oficinas: Xilogravura, Artes Cênicas, Música, Patchworck, Pintura e Desenho, Produção Audiovisual, Teatro de Bonecos e até uma capacitação em mediação de leitura, incluindo a construção de espaços literário, materiais para a biblioteca e doação de acervo de mais de 100 livros para a expansão dos projetos de leitura. A equipe promoveu também ações integradas com a comunidade, como a oferta de atendimento odontológico dentro de uma das salas. Com estrutura completa, pais e alunos foram atendidos e alguns receberam até mesmo próteses confeccionadas pelos profissionais do projeto.
Com o intuito de motivar a formação de novos multiplicadores em toda a rede de ensino da região, agregando as atividades lúdicas e interativas como ferramenta pedagógica de forma interdisciplinar e trabalhando os conceitos de sustentabilidade, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, o Instituto Brasil Solidário em parceria com a Prefeitura de Petrolina e outros parceiros ainda promoveu um Seminário de Formação com técnicas de mediação de leitura e desenvolvimento do leitor, voltado para os educadores da rede pública de ensino do município.

Para Salvemarcia Delmondes Pereira, Trabalhadora da fruticultura e mãe de aluna da Escola Osório Leônidas Siqueira, o projeto está de parabéns. “Quando minha filha avisou que ia acontecer essa atividade eu assinei a liberação para que ela pudesse participar e quis acompanhar de perto para olhar como seria o atendimento. Ficamos muitos satisfeitos dessas atividades acontecerem na escola e podemos até participar”, disse.
Reforçando a proposta de multiplicar o conhecimento adquirido nas oficinas, o aluno do 3º F, Carlos André Gomes, já faz planos com o que aprendeu. “Achei muito legal e agora quero fazer os materiais com meus amigos e em casa”.

Nesta quinta-feira (30), a partir das 16h, um evento com a presença de todos os envolvidos marcará a culminância do projeto. Atividade será aberta a comunidade escolar.

Sobre Petrolina News

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário