Chuva atinge Barreiros (PE) e Defesa Civil registra mais de 500 famílias desalojadas

Ruas e casas foram tomadas pela água em dia de chuva em Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, neste domingo (21) — Foto: Defesa Civil de Barreiros/Divulgação

A cidade de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, enfrenta transtornos causados pela chuva, neste domingo (21). Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Mário Joaquim Galdino, o nível dos rios Una e Carimã subiu e, associado às chuvas, mais de 500 famílias ficaram desalojadas, ou seja, tiveram de sair temporariamente de casa. Não há registro de feridos.

“Está chovendo desde a sexta-feira (19), mas piorou de ontem [sábado] para hoje. Agora pela manhã, estiou um pouco. Ainda estamos avaliando como está a situação da zona rural”, disse Galdino ao G1.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva em Barreiros nas últimas 24 horas foi de 156,8 milímetros, até as 9h deste domingo. A média histórica para o município é de 329 milímetros para todo o mês de julho. Nas últimas 24 horas, o Rio Una subiu 3 metros acima do nível normal.

A Apac informou, ainda, que a tendência é de não ocorra chuva na parte da tarde, mas que há previsão de que volte durante a madrugada.
O bairro dos Lotes, que é cortado pelo Rio Carimã, foi o mais atingido. Cerca de 240 famílias tiveram as casas invadidas pela água. “A prefeitura está disponibilizando nove caminhões para auxiliar a população que precisar. Estamos trabalhando sem parar desde a madrugada. É a terceira vez neste ano que vemos uma situação dessas”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Apesar de a água ter invadido casas na cidade, os postos de saúde e o hospital da cidade não foram afetados, segundo Galdino.

A expectativa é de que, com a água baixando, as famílias possam retornar às casas. Os bairros atingidos pelas chuvas, computados pela Defesa Civil de Barreiros até as 10h30, foram:

Itaperibu – 18 famílias
Lotes – 240 famílias
Tibiri – 12 famílias
Santa Gorete – 180 famílias
Prainha de Cima – 41 famílias
Centro - 68 famílias

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que está monitorando a situação, mas que não há registro de mortes ou de necessidade do órgão estadual atuar devido às chuvas. A população pode acionar a Codecipe através dos telefones 199 ou (81) 3181.2490.

Outras cidades

Também há famílias desalojadas no município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a Apac, o monitoramento da central de operações sobre as chuvas da Zona da Mata Sul indicou elevação dos rios no município e a Comissão Municipal de Defesa Civil precisou retirar 42 famílias de regiões ribeirinhas, orientando essas pessoas a aguardarem nas casas de parentes e amigos.

Em São José da Coroa Grande, também no Litoral Sul, foram identificados pontos de alagamentos apenas na Várzea do Una.

No município de Amaraji, na Zona da Mata Sul, foram registrados pequenos deslizamentos e quedas de árvore na PE-071 e 063. Não houve nenhuma vítima. Também foi registrada uma queda de árvore no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), mas sem danos.

Histórico de enchentes

Barreiros tem um histórico de enchentes e danos causados pelas chuvas. Em maio deste ano, ao menos cem famílias ficaram desalojadasdevido às fortes chuvas que atingiram o município.
Em 26 de maio de 2017, as precipitações deixaram famílias desalojadas e provocaram a suspensão de aulas em escolas da zona rural. Pelo menos 28 famílias tiveram que deixar suas casas.

As chuvas daquele ano também causaram estragos em outras cidades. No dia 30 de maio de 2017, o governo do estado publicou um decreto e listou 24 municípios em estado de emergência. Entre as cidades incluídas no documento estava Barreiros. As chuvas daquele ano deixaram mortes no Agreste.

Em março de 2016, outra inundação deixou 60 pessoas desalojadastambém em Barreiros. Em 2011, a cidade foi a mais atingida pelas chuvas, que deixaram 140 mil desalojados no estado. Um ano antes, em 2010, os moradores do município chegaram a ficar sem energia elétrica, água potável e comida.

Ao todo, 68 municípios em Pernambuco foram atingidos pela 'Onda Leste', como os meteorologistas batizaram o fenômeno de junho de 2010, que deixou 20 mortos. Além de Barreiros, Palmares ficou praticamente embaixo d'água na ocasião. As informações são do G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários