Ministro do Desenvolvimento Regional acompanha retomada de testes do projeto da transposição em Salgueiro (PE)

Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto acompanha retomada de testes do projeto da transposição em Salgueiro — Foto: Kris de Lima/TV Grande Rio


O Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto acompanhou nesta sexta-feira (30), a retomada dos testes de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. "É um momento que demonstra a preocupação, o interesse do governo federal na continuidade dessa obra que é tão importante para o Nordeste, para o Brasil", avaliou o Ministro.

Em 2018, cerca de 35 famílias foram retiradas da Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique de Negreiros do Projeto de Transposição do Rio São Francisco em Salgueiro. O motivo foi um vazamento na represa. O Ministro reforçou que a segurança da população é prioridade no projeto.

"É importante dizer que realmente ainda estamos em testes, estamos em preparação, não estamos em operação ainda. Com essa retomada vamos verificar se o dique que fica antes do reservatório de Negreiros está totalmente seguro, porque a preocupação principal é com a segurança da população. Se estiver totalmente seguro, segue. Seguindo vai encher o reservatório de Milagres, de lá de Milagres ainda tem que chegar para Jati, chegando no Jati ele segue para o Cinturão das Águas do Ceará".

Atualmente a obra do Eixo Norte está com 97% de execução. Gustavo Canuto acredita que no próximo ano, o bombeamento do projeto consiga contemplar 60 quilômetros de extensão até chegar ao Ceará. "Nossa previsão é que lé em Milagres consiga chegar no começo de dezembro. Leva uns três meses, chega em Jati em fevereiro, março e até o final de março, abril já está seguindo para o Cinturão das águas do Ceará". As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários