Prefeitura de Petrolina (PE) alerta sobre a importância do cartão de vacinação

(Foto: Divulgação PMP)

A vacina é uma forma segura e eficaz de ficar imunizado contra determinadas doenças. Mas, não é somente este o principal motivo para manter o cartão de vacinas atualizado, seja de crianças, adolescentes, adultos e também idosos. É que esta é a única forma de comprovar que está verdadeiramente imunizado.

Por isso, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta importante à população já que é comum encontrar pessoas que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há aquelas que possuem dois ou mais cartões diferentes. “É importante reforçar que quando o calendário é seguido corretamente, a pessoa fica devidamente imunizada. O controle de imunizações no município é fundamental, tanto para a Secretaria de Saúde quanto para o próprio cidadão”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Ela ressalta que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. “Esse cartão é tão importante quanto qualquer outro documento. Só com ele o usuário terá a comprovação de está imunizado contra as doenças imunopreveníveis”, frisa.

Marlene explica que, ao chegar em qualquer unidade de saúde do município, o cartão de vacinação será conferido e a pessoa receberá a dose da vacina contra a doença da qual ainda não foi imunizada ou que está com esquema incompleto. O cartão é emitido logo após o cidadão receber a primeira dose.

Postar um comentário

0 Comentários