Miguel Coelho decide manter bares e restaurantes de Petrolina (PE) fechados por mais uma semana

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Em pronunciamento à população de Petrolina neste sábado (13), por meio das redes sociais, o prefeito Miguel Coelho decidiu renovar por mais uma semana a fase 1 da reabertura econômica na cidade. Dessa forma, todos os setores que estavam permitidos para funcionar seguem liberados. No entanto, outros segmentos como bares e restaurantes, continuarão fechados. Uma nova reavaliação do quadro epidemiológico referente ao novo coronavírus (Covid-19), que será feita na próxima sexta-feira (19), permitirá ao gestor avançar ou não para a fase 2 do plano de reabertura econômica.

Miguel detalhou neste sábado os números de casos, óbitos, letalidade e internações nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) públicas. Ele ponderou que, apesar de a cidade seguir em estabilidade no quadro geral de ocorrências e transmissão do coronavírus, o mais seguro é, por ora, não abrir novos segmentos que possam aglomerar pessoas e aumentar os riscos de propagação do vírus.

“Sei que existia muita expectativa principalmente dos proprietários de bares e restaurantes para uma nova flexibilização, mas, hoje, o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus nos orienta a não avançar a uma nova etapa. Portanto, continua tudo como está, com comércio e serviços funcionando a 50% e bares e restaurantes com esquema de delivery”, argumentou o prefeito, que teve uma reunião nesta sexta (12) com representantes do comitê.

Assim, Petrolina seguirá com a fase 1 do plano de reabertura gradual da economia. Continuam autorizadas diversas atividades e serviços com 50% da capacidade. Estão nesse grupo, o comércio, shopping, serviços públicos, parques e templos religiosos. O transporte coletivo por ônibus segue liberado em 75% de ocupação. Já a agricultura, indústria, mototáxis, táxis, transporte por aplicativo e serviços essenciais podem funcionar na totalidade de capacidade. As demais atividades seguem sem autorização.

A fase 2 prevê abertura de bares e restaurantes em 50%. A capacidade do comércio, shopping, serviços públicos, e templos religiosos poderá ser estendida a 75% a partir desse momento. Na etapa 3, poderão funcionar academias, cinemas, museus, bibliotecas, teatros, clubes sociais, ilhas e centros de artesanato com metade da ocupação.

Reabertura gradual

Petrolina foi a primeira cidade pernambucana a promover a reabertura responsável e gradual da economia. Até este sábado o município registrou 405 casos e 11 óbitos. Petrolina tem uma taxa de letalidade baixa (2,7%) em comparação a cidades do mesmo porte em Pernambuco, e bem menor que as da Região Metropolitana do Recife (RMR). O município sertanejo se destaca ainda no nível de testagem, com uma média de 2.550 por 100 mil habitantes, enquanto o Estado contabiliza 852 testes por 100 mil habitantes. As informações são do Blog do Carlos Britto.

Postar um comentário

0 Comentários