Em Petrolina (PE) momento raro de cometa que só passa pela Terra a cada 6.765 anos

Foto: Emerson Henrique

Num momento de muita felicidade, o leitor do Blog do Carlos Britto, Emerson Henrique registrou na noite da última sexta-feira (24) em Petrolina a passagem do cometa Neowise (vejam o vídeo pelas próximas horas). Só para se ter uma ideia, o Neowise passa pela Terra a cada 6.765 anos. Ele foi observado pela primeira vez nos céus do Hemisfério Norte, mas agora já pode ser visto do Brasil.

“Para isso, a dica é olhar à direita do local onde o sol se põe, no finzinho da tarde”, explica Emerson, que é engenheiro e tem na astronomia um hobby.

Ele ressalta ainda que para observar o cometa Neowise durante a noite, o principal é estar num local livre de luzes. Por isso, as cidades não aparecem entre as melhores opções para quem deseja ver a passagem do astro celeste. Então, o interior aparece como uma ótima alternativa.

O cometa

O Neowise é um cometa retrógrado de longo período, com uma trajetória quase parabólica, descoberto em 27 de março deste ano pelo telescópio espacial Neowise como um objeto de 17ª magnitude. A partir do dia 31 de março alguns observatórios situados na superfície da Terra passaram a acompanhar o cometa

O cometa Neowise fez sua aproximação mais próxima do Sol (periélio) no último dia 3 de julho, a uma distância de 0,29 UA (43 milhões de quilômetros ou 27 milhões de milhas). Esta passagem aumenta o período orbital do cometa de cerca de 4.500 anos para cerca de 6.800 anos. Sua aproximação mais próxima da Terra ocorreu na última quinta-feira (23) – 01:14 UT, a uma distância de 0,69 UA (103 milhões de quilômetros ou 64 milhões de milhas), enquanto estiver localizado na constelação de Ursa Maior. As informações são do Blog do Carlos Britto.

Postar um comentário

0 Comentários