Crônica: "Pega, mata e come. O voo do Carcará é de todo interior"


Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O futebol nem sempre é justo, mas na maioria das vezes ele é surpreendente. Demorou muito para sair a primeira taça do Campeonato Pernambucano para um time do interior. Para ser mais exato, foram necessárias 106 edições do estadual para isso acontecer, 83 anos – desde a primeira participação de uma equipe de longe da capital - tentando e só batendo na trave (ou nem isso). Coube ao Salgueiro, clube valente do Sertão, tal feito histórico, esperado e sonhado.

Euclides da Cunha eternizou que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte". E o Tricolor do Sertão foi bem mais além: foi um sofredor, um paciente - que em tantas vezes foi cirurgiado em campo e na maioria delas soube esperar com o sol quente na moleira -, um intruso, um corajoso, um merecedor...

O voo do Carcará é o voo da Patativa, do Gavião e da Águia do Agreste, do Falcão, da Lavandeira, da Coruja, da Arara-azul. A conquista foi como a costura da Máquina, a pontada certeira do vizinho Bode, a caçada perfeita do bando de Lampião. É um título do Central, do Porto-PE, do Ypiranga-PE, do Serra Talhada, do Araripina, do Afogados, do Sete de Setembro, do Flamengo de Arcoverde, e de tantos outros que, cansados, até deixaram de existir.

A taça levantada pelo zagueiro Ranieri – logo ele que chegou tão perto em 2015 e 2017 - também foi erguida por Marcos Tamandaré, Dudu Gago, Edu Chiquita, Russo, Janduir, Freitas, Gedai, Wallef e todos os capitães que tentaram passar pelo trio de ferro e ficaram pelo caminho. É uma conquista que viaja rasante pelo Sertão, se banha nas águas do Velho Chico, passa pelo Agreste, pela Mata Sul e por todo interior do interior.

Pegando emprestado o verso do também sertanejo Pinto do Monteiro, o Salgueiro tirou de onde não tinha e colocou onde não cabia. Ou onde achavam que não cabia. O português Daniel Neri - que se considera brasileiro e não é discípulo do tão falado Jesus - comandou a expedição e com certeza contou com preces de fiéis de padre Cícero para fazer o Sertão sorrir em meio à tanta tristeza causada pela seca e pela Covid-19.

Com o bico volteado, o Carcará teve fome e foi mais coragem do que homem, peitou o Santa Cruz no Arruda e catou a cobra coral queimada no tempo da invernada. João do Vale estava certo: Carcará pega, mata e come. As informações são de Lafaete Vaz / globoesporte Caruaru, PE.

Postar um comentário

0 Comentários