Sete sintomas de câncer de mama que jamais pode ignorar

Imagem de Anemone123 por Pixabay 


O diagnóstico precoce do câncer de mama, isto é previamente à manifestação de quaisquer sintomas, é essencial na medida em que o mesmo aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e de sobrevivência. Cuide de você, cuide da sua saúde. Além de reduzir a taxa de mortalidade, o diagnóstico precoce do tumor mamário pode em determinadas situações evitar cirurgias mutilantes, tais como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia, conforme explica um artigo publicado no site do hospital CUF.

Para a detecção precoce do câncer de mama, é geralmente recomendado que:

A partir de uma certa idade, geralmente entre os 40 e os 50 anos, as mulheres façam uma mamografia anual ou em de dois em dois anos. Segundo, os médicos não há consenso relativamente à idade aconselhada para início nem quanto à frequência, sendo que esse marco deve ser decidido caso a caso com o médico.

A mamografia é um exame que permite visualizar a presença de possíveis nódulos na mama, antes que este possa ser sentido ou apalpado pela mulher, ou microcalcificações. Outras medidas de detecção precoce da doença incluem ainda o autoexame da mama e o exame clínico da mama realizado pelo médico.

Oito sintomas para ter em atenção


De acordo com a CUF, os sintomas de câncer de mama não são exclusivos da patologia, e podem ocorrer em outras doenças como, por exemplo, os quistos benignos.

Deverá estar atenta e consultar o seu médico se tiver os seguintes sintomas:

.
Nódulo ou espessamento da mama ou na zona da axila, detectável ao toque;

.
Alterações no tamanho ou formato da mama;

.
Alterações na mama ou mamilo, visíveis ou ao toque;

.
Sensibilidade no mamilo;

.
Secreção ou perda de líquido do mamilo;

.
Retração do mamilo;

.
Pele da mama, mamilo ou aréola rachada, descamada, vermelhidão ou inchaço

Na presença de um ou mais sintomas, deverá consultar um médico que avaliará o seu caso e poderá recomendar a execução uma de mamografia, ecografia mamária ou ressonância mamária. Essas informações são do Noticias ao Minuto.

Postar um comentário

0 Comentários