Veleiro com 1,5 tonelada de cocaína é interceptado a 270 quilômetros da costa do Recife e cinco pessoas são presas

Do G1 PE


Foto: Marinha do Brasil/Divulgação


Um veleiro carregado com 1,5 tonelada de cocaína foi interceptado na noite de domingo (14) pela Marinha a 270 quilômetros da costa do Recife. Segundo as Forças Armadas, cinco pessoas foram presas na operação, realizada em parceria com entidades internacionais de combate ao narcotráfico.

O caso foi divulgado nesta segunda-feira (15), mas desde sábado (13) a embarcação era monitorada pelas autoridades. A operação foi realizada pela Marinha e pela Polícia Federal, em parceria com o Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, em Portugal; com o Drug Enforcement Administration, dos Estados Unidos; e com o National Crime Agency, do Reino Unido.

A operação foi iniciada depois de troca de informações entre as agências, com a identificação do transporte de grande quantidade de cocaína em um veleiro catamarã. A embarcação teria partido do Brasil com destino à Europa. Havia mais de 70 pacotes com droga, segundo a Marinha.

Um navio-patrulha oceânico foi utilizado para interceptar a embarcação, que foi encontrada ainda em águas jurisdicionais brasileiras.

"O navio-patrulha oceânico Paraguaí encontra-se, neste momento, escoltando a embarcação apreendida em direção ao Porto do Recife, onde os cinco tripulantes serão entregues à Superintendência da Polícia Federal. A previsão de chegada é terça-feira, 16 de fevereiro, pela manhã", disse o comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Capitão de Mar e Guerra Paulo Freitas.

Policiais federais participaram da operação e deram voz de prisão aos cinco tripulantes do veleiro, todos brasileiros. Eles serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco, no Bairro do Recife. Na capital pernambucana, os cinco deverão passar por audiência de custódia.

De acordo com a Polícia Federal em Brasília, há um órgão central, um grupo especial, ligado à cooperação internacional para investigar tráfico internacional de drogas.

Ainda segundo a PF, esse grupo recebeu informações davam conta de que o veleiro estaria em áreas territoriais brasileiras, aguardando para transportar cocaína para a Europa.

“E era uma grande quantidade. Pedimos apoio e, prontamente, a Marinha prestou esse apoio e disponibilizou para operação navio que estava ancorado em Natal (RN), que fez a interceptação", afirmou o coordenador nacional de Repressão a Drogas da Polícia Federal, Elvis Secco.

Até a última atualização desta reportagem, a embarcação ainda estava sendo conduzida pelo navio-patrulha da Marinha. A PF em Pernambuco informou que não iria se pronunciar sobre o caso.

Fiscalização

Segundo o Ministério da Defesa, o resultado dessa operação reforça a necessidade de cooperação e troca de informações com instituições internacionais para a identificação de grandes organizações criminosas.

Para a Marinha, ela também confirma a importância do ainda embrionário sistema de gerenciamento da Amazônia Azul, que deve monitorar e controlar os 5,7 milhões de quilômetros quadrados da faixa marítima brasileira por meio de satélite, radar, aviões, drones, além da troca de informações.

Postar um comentário

0 Comentários